-- inicio ---

Como fazer tela mosquiteiro e como instalar uma rede mosquiteira com velcro na janela

As redes (ou telas) mosquiteiras são uma forma eficaz de proteção contra a entrada de insectos ou outros bichos no interior das nossas casas, sem que para isso seja necessário impedir a entrada de ar fresco.
Estão disponíveis à venda nos mais variados materiais, como simples tule ou até alumínio, e também em diversas cores, que vão do branco aos tons mais escuros e menos discretos.
Ao contrário do que acontece com redes mosquiteiras colocadas em portas, nas janelas a tela é apenas uma única peça. Existem diferentes técnicas de aplicação, mas neste artigo vamos mostrar-lhe como instalar uma rede mosquiteira com velcro.
Confira o passo-a-passo abaixo.

O que vai precisar:
  • Material de limpeza para a janela e superfície de contato
  • Fita de velcro autoadesiva
  • Tesoura
  • X-ato
  • Tule ou outro tipo de material para rede mosquiteira
A tela mosquiteira será afixada ao caixilho exterior da janela com recurso a tiras de velcro, tornando a sua instalação muito simples. O facto de ser colocada com tiras de velcro também lhe proporciona maior versatilidade. Este tipo de telas são indicadas para todos os modelos de janelas e são simples de manter,  uma vez que podem ser facilmente removidas para limpeza (a 30º Celsius no máximo) ou substituídas. Também a fita de velcro autoadesiva pode ser removida sem deixar marcas nos caixilhos de PVC, alumínio e na maioria dos caixilhos de madeira.
Antes de proceder à instalação da mesma, nunca se esqueça de fazer uma limpeza prévia na superfície de contato. Esta deve estar bem limpa, seca e sem vestígios de gordura ou humidade. Utilize um produto limpa-vidros ou lava-tudo para remover a sujidade sem dificuldades.
Corte a fita de velcro no tamanho adequado à janela. Faça o mesmo com o material escolhido para a rede, deixando uma folga extra para cada lado.
A fita de velcro deve ser colocada no encaixe interno da moldura da janela mesmo até aos cantos, sendo depois a rede pressionada para aderir ao velcro.  Tenha cuidado para que a rede fique bem plana e lisa, sem dobras e rugas. Depois de bem fixa a rede mosquiteiraà fita de velcro basta cortar o excesso de material (a folga) com um x-ato.
Em alternativa a esta técnica de instalar a rede mosquiteira com velcro, pode também optar por quadros esticadores, feitos com perfis (normalmente alumínio), que são depois colocados no caixilho da janela. Existem diversas opções de fixação, dependendo do tipo de janela e perfil.

Nenhum comentário

teste