-- inicio ---

Como organizar um churrasco - dicas dos especialistas



Essas dicas para a organização do churrasco foram dadas pelos gaúchos Dilamar Oliveira e Valdecir Luis Leismann, respectivamente proprietário e gerente-geral da churrascaria paulistana Prazeres da Carne.
Especialistas no assunto, os dois reuniram dicas de Como organizar um churrasco que levam em conta: a quantidade de carne por pessoa, pré-preparo, acompanhamentos, o dia do churrasco, como gelar a bebida.

Como organizar um churrasco

UM DIA ANTES
Primeiro passo: escolher as carnes que serão servidas e quantidade a serem compradas de acordo com o número de convidados. Neste caso, os especialistas consideraram o número de 20 convidados e falaram um pouco sobre os tipos de carnes mais comuns. Tempero, tempo de preparo e a sequência em que devem ser servidas. Também muito importante comprar gelo, 2kg de sal grosso e 20 kg de carvão. Para a sobremesa, uma boa idéia é assar abacaxi com canela.
Calcular mais ou menos 600 gramas de comida por pessoa (400 g de carnes variadas + 200g de acompanhamentos). Em geral, esta é a média de consumo por participante. Vocês vão notar que as quantidades de carne abaixo pesadas somam mais que o peso em gramas por pessoa, acontece que durante o cozimento a carne reduz bastante o seu peso.

Como organizar um churrasco

Carnes e quantidades:

Linguiça toscana: ½ quilo;
Coração de frango: 1 kg, temperado com cheiro verde, vinho branco, vinho tinto e sal e deixar no molho por um dia;
Coxinha de frango: 2kg, temperado com sal
Costela de porco: 2kg, meio da costela, temperada com vinho branco ou limão e sal.
Cupim: 2kg, demora muito para assar, passar na manteiga com sal embrulhar em papel celofane e assar por duas ou três horas;
Alcatra ou maminha: 2kg, assa rápido, pode-se rechear a maminha com queijo mussarela ou prato;
Picanha: em torno de 6 kg. Se quiser com alho, temperar com pasta de alho ou alho fresco moído misturado ao azeite de oliva.
Costela bovina: Uma unidade. Temperar com sal e assar por 4 a 6h (diminui muito. Em geral, uma peça de 4kg reduz para 2kg, assim como todas as carnes) com o lado do osso para baixo;
Panceta: 1 unidade, temperar com sal, limão e assar até ficar crocante;
Carré de cordeiro: 2kg, temperar com vinha d’alho, tempero comprado em supermercado, dissolver 100 ml em um litro de água e deixar de molho por um dia antes;
Preparar os acompanhamentos: farofa temperada (bacon, azeitona, ovo, cebola, alho, cheiro verde, linguiça calabresa defumada; vinagrete (vinagre, azeite, pimentão, tomate, cebola e cheiro verde. Maionese ( com batata, ovo, salsinha, cenoura, vagem). Salada mista (alface americana e agrião temperada com aceto balsâmico, azeite e sal); pão francês (calcular um por pessoa); Queijo coalho (para finalizar) e pão de alho.


Como organizar um churrasco

NO DIA DO EVENTO

Para gelar rapidamente as bebidas – Coloque as latinhas ou garrafas em um recipiente (balde, bacia, tanque) e cubra as cervejas com o gelo. Coloque cerca de 100 ml de álcool e sal refinado junto com o gelo (um truque para gelar mais rápido). Não esqueça também sucos, refrigerantes e água mineral.
Cronograma:
Se for optar pela costela, precisa começar a assar 4 ou 5 horas antes e colocá-la em um espeto no alto da grelha.
Para acender o carvão, 30 minutos antes dos convidados chegarem, utilizar 5kg (com álcool gel ou pedras próprias vendidas em supermercados) até obter um braseiro vermelho. Ir acrescentando carvão, sempre nas laterais, a cada 40 minutos. Jamais colocar água ou deixar queimar a carne na labareda.
Começar o churrasco,assando a coxinha de frango, o coração do frango e a linguiça. Depois, ir assando as outras carnes e servir. Encerrar com queijo coalho e por último o abacaxi com canela assado na grelha.

Nenhum comentário

teste