-- inicio ---

Como pintar garrafas de vidro

Quer ter em sua casa uma decoração única e ecológica? Reaproveitar objetos quotidianos está na moda, além de ser uma prática muito sustentável para o meio ambiente, consegue que o interior da sua casa seja único e adaptado ao seu gosto. Em vez de comprar um vaso de flores, por que não fazer você mesmo usando uma garrafa de vinho vazia? Neste artigo de umComo vamos descobrir como pintar garrafas de vidro para que as converta em bonitos objetos decorativos para os cômodos da sua casa. Anime-se a experimentar!


Passos a seguir:
1
Dependendo do espaço onde queira colocar estes objetos decorativos, o tipo de tinta que deverá usar será uma ou outra. Por isso é importante que saiba que:
  • As tintas de látex são flexíveis e são, portanto, a melhor opção para colocar no exterior da sua casa, pois podem aguentar mudanças de temperatura sem chegar a estragar e a piorar o seu aspecto.
  • As tintas à base de óleo devem ser usadas apenas sobre as garrafas que for colocar no interior da casa, pois não suportam mudanças de temperatura já que o plástico da tinta poderia se dilatar com o calor.
Se tiver pouca inspiração, neste artigo de umComo contamos a você como decorar com garrafas de vidro, indicando alguns dos objetos que pode criar reciclando estas garrafas.
Antes de começar a descobrir os diferentes modos que existem de pintar uma garrafa de vidro, saiba que a primeira coisa que deve fazer é limpar a garrafa para que esteja livre de restos de sujeira e de gordura. Portanto, recomendamos enxaguar tanto o interior como o exterior da garrafa e lavar com sabão para que esteja perfeita para pintar.
Também recomendamos que no momento de decorar a garrafa use luvas de látex para não manchar as suas mãos, além de vestir roupa velha pois poderia se manchar. Quando estiver pronto, deve esperar que a garrafa, depois de lavada, esteja completamente seca para que a tinta pegue.
3
Vamos começar com a primeira técnica para pintar garrafas de vidro. Ela consiste em jogar a tinta no interior do recipiente para que o resultado seja mais homogêneo e para que, se quiser, possa brincar com dois planos muito diferenciados (pode criar um fundo de uma cor e depois escrever algo por fora ou desenhar algum símbolo por fora, conseguindo um desenho com mais profundidade).
Para fazê-lo só precisa de uma seringa. Preencha com a cor de tinta que tiver escolhido e introduza no interior da garrafa. Para que se expanda e espalhe bem por todos os lados terá que ir virando a garrafa e deixar que todas as paredes fiquem completamente cobertas. Depois de pronta, terá que colocar a garrafa no forno a uma temperatura de 150 graus e deixar por 40.

Mas, se preferir, também pode decorar uma garrafa de vidro pintando-a por fora. Para isso precisará de escolher a cor desejada (recomendamos que seja uma cor viva para que que consiga cobrir o vidro e que o resultado seja o esperado) e com a ajuda de um pincel teremos que ir pintando o exterior. Para que a tinta não saia, é recomendável introduzir a garrafa no forno a 150 graus por uns 40 minutos.
Se preferir, também pode enfatizar sua criação passando uma camada de vernizquando a tinta tiver secado; desta forma conseguirá que o aspecto fique mais brilhante e pareça quase novo.

Agora vamos propor uma maneira muito original de pintar garrafas de vidro. É um truque muito fácil de fazer e cujo resultado é muito impressionante e inovador. Trata-se de combinar a tinta com a fita adesiva para conseguir um desenho único: vai parecer que a sua garrafa saiu de uma loja de decoração.
Vamos começar por colocar fita adesiva na garrafa deixando uma distância entre cada pedaço. Assim como mostramos na imagem, pode ir brincando com a distância para que o desenho seja desigual ou, se preferir, pode fazer que a distância seja a mesma conseguindo algo mais homogêneo. Quando a garrafa estiver coberta de fita adesiva, só terá que pintar o exterior com a ajuda de um pincel e com a cor que tiver decidido.
Depois de pintada terá que deixar que a tinta seque completamente (mais ou menos por 1 hora) e, após este tempo, só terá que extrair os pedaços de fita com cuidado para que a tinta não saia. O resultado, como pode ver, é muito original.


Outra ótima forma de decorar uma garrafa de vidro é pintar com um spray. O resultado fica mais homogêneo, evita o aparecimento das temidas gotas de tinta que podem afetar o resultado e consegue uma textura mais uniforme.
Para seguir esta técnica só terá que conseguir um aerossol, agitar e manter uma distância razoável na hora de pintar para que não entre nos seus olhos. Também é recomendável que tampe o nariz e a boca com uma máscara e cubra a superfície onde esteja pintando com papéis de jornal ou de plástico.
E por último, se o que procura é umdesenho mais minimalista onde só queira decorar a garrafa com algum elemento como bolinhas ou desenhos concretos, pode usar esmalte de unhas. Com o pincel do esmalte poderá fazer o desenho específico que quiser sobre a garrafa e conseguir um acabamento perfeito em poucos minutos. É uma das formas mais simples que existem de conseguir um objeto pessoal decorado do seu jeito.

Nenhum comentário