-- inicio ---

Corte bordado: estilo acaba com as pontas duplas sem mexer no comprimento!

A técnica promete devolver a vitalidade aos cabelos, mas sem encurtar o tamanho do fio. Vale a pena conhecer e descobrir como se beneficiar da novidade.  

Quer uma solução para acabar de vez com as pontas duplas sem precisar cortar dedos e dedos do comprimento? Acredite, você não vai precisar apelar para nenhum truque misterioso! O segredo está em uma nova técnica: o corte bordado. “Poderia dizer que é um novo conceito de corte para dar vida aos fios”, afirma Olivier Costa, hairstylist do salão Espaço Vip, no Rio de Janeiro.
De acordo com o expert, o corte é feito não apenas nas pontas, mas sim ao longo dos fios, removendo as pontas duplas espalhadas pelo comprimento. “Tiram-se apenas dois centímetros de cabelo, que muitas vezes está danificado por conta de processos químicos ou do uso constante de secador e chapinha”, justifica.

Como é feito o corte bordado

Para conseguir vencer a missão delicada de eliminar as pontas duplas sem mexer no comprimento, é preciso uma “arma secreta”: um tipo específico de tesoura. “A tesoura ideal é a fio navalha ou a fio laser, que deve estar bem afiada”, revela Nice Cavalcante, hairstylist do salão Maria Beleza, em São Paulo.
O corte deve começar sempre com o cabelo limpo e seco: dessa maneira, é possível observar exatamente onde estão localizados os fios arrepiados ou ressecados
Além disso, também é possível evitar o risco de acabar cortando mais do que você gostaria. Então, divide-se o comprimento em mechas finas, começando pela nuca, e torcendo-as. “Quando se faz o movimento de torcer, as pontinhas danificadas ficam expostas e aí são cortadas”, explica Olivier.
O processo é repetido por toda a extensão da cabeça e voilà: seus fios se tornam mais saudáveis, macios e sem frizz por aproximadamente três meses, período em que o cabelo leva para formar novos fios com pontas duplas. “O fios ficam mais macios, aumentando visivelmente o brilho e melhorando a textura”, completa Nice.
Caso queira dar um acabamento hidratante aos cabelos, use algum óleo nutritivo de sua preferência. O Óleo Nexxus Oil Infinite é uma boa pedida.

Será que o corte bordado é para mim?

Não existem restrições para apostar no corte. “Pode ser feito em todos os tipos de cabelos, lisos, ondulados ou crespos”, afirma Nice. Porém, vale um cuidado especial para as mulheres de cabelo cacheado: recomenda-se que os fios sejam alisados com escova antes do procedimento para que as pontas duplas sejam identificadas mais facilmente.
Caso contrário, as ondas naturais que se formam nas pontas de cabelos cacheados podem ser confundidas com fios danificados. Se cortar demais, o cabelo também pode perder volume”, alerta Olivier.

Split ender: tecnologia aliada à técnica

Além da tesoura a fio navalha e a fio laser, há outro instrumento para fazer o corte bordado. Novidade no mercado, o split ender é uma máquina automática de corte que também promete retirar as pontas duplas sem alterar o comprimento. “No salão, usamos apenas retirar esses fios quebrados”, conta Ana Paula Nesi, terapeuta capilar do salão Studio Sonia Nesi, em São Paulo.
Ana se refere a uma versão profissional do aparelho que, lá fora, já pode ser vendido diretamente para os clientes. O split ender se parece com uma chapinha, até mesmo no seu modo de uso. Também deve ser aplicado com fios secos e em mechas finas. “É simples e prático e o aspecto capilar muda imediatamente”, elogia a profissional.

Sugestão de produtos

Para que seus cabelos estejam sempre bonitos e saudáveis, é necessário investir em produtos com hidratação. Por isso, sugerimos o Shampoo Seda By Rayza Babosa + Óleos e o Condicionador Seda By Rayza Babosa + Óleos que ajudam a hidratar os fios de todos os tipos de cabelos.
Para complementar a lavagem e ajudar no controle do frizz, indicamos o Creme de Pentear TRESemmé Antifrizz, que tem fórmula com queratina, pérola hidrolizada e filtro UV e colabora na disciplina no brilho e na proteção dos fios.

Como fazer o corte bordado passo a passo

COMO USAR A TÉCNICA? Para fazer o corte bordado, é necessário seguir algumas simples condições, veja só: Primeiramente, nada de tesoura de unha ou de costura, tem que ser tesoura para cortar os cabelos, e das boas (leia-se afiada); O cabelo tem que estar seco, pra você poder encontrar as pontas duplas e remover somente elas, é preferível que ele esteja também lavado; Cabelo liso ou alisado não precisa ser escovado, porque vai ser naturalmente mais fácil encontrar os defeitinhos que são as pontas duplas; Se seu cabelo for crespo ou cacheado, é recomendável escovar, porque vai simplificar bastante os cortes; Saiba ainda que existem salões ou pessoas (normalmente profissionais da área) que fazem o corte bordado com máquina, com navalha e até mesmo com laser, mas para quem vai fazer em casa, uma tesoura para cabelos já serve.

Verificadas essas condições, só seguir o passo-a-passo pra fazer sozinha: Comece separando os cabelos em mechas bem curtas, em especial da nuca em direção a parte de cima da cabeça, ou seja, você começa a partir da raiz e vai percorrendo até as pontas; Pegue a mecha e passe ela, alternadamente, por cima do indicador, por baixo do dedo médio e por cima do dedo anelar, de forma que você possa ir passando a mecha toda pelos seus dedos e ir aparando os fios que estão ouriçados; Pra ficar mais fácil, pode prender o cabelo pra não se atrapalhar com o resto dos fios e fazer olhando pro espelho, porque em algumas posições vai ser muito complicado cortar com o cuidado necessário.

Acompanhe também esse vídeo tutorial passo-a-passo ensinando como fazer corte bordado em casa: O resultado vão ser fios bem mais soltos, um cabelo com muito mais movimento, sem frizz e lógico, sem pontas duplas.


Nenhum comentário

teste