-- inicio ---

Cozinha sem Armário: 8 Dicas fáceis e baratas para organizar a cozinha

Uma cozinha sem armário pode ser algo inimaginável para muita gente. Afinal de contas, a cozinha é um dos lugares da casa que mais acumulam utensílios! São muitos talheres, pratos, copos, panelas, potes, acessórios, mantimentos.. enfim, é muita coisa. Por isso é extremamente importante ter uma cozinha organizada.
O sonho da maioria das pessoas é ter uma cozinha toda planejada, com armários funcionais e espaçosos. O problema é que nem todo mundo tem dinheiro para isso , e muitas vezes o imóvel é alugado e o proprietário não permite fazer furos na parede.
Se a cozinha é pequena, o problema se agrava! Pois não teremos a opção de comprar jogos de armários nas lojas de móveis.


E aí, sem armários, como fazer?
Acalme-se! Não é o fim do mundo. Com um pouco de criatividade e com as inspirações desde artigo, você saberá o que fazer nessa situação. É possível ter uma cozinha organizada e limpa mesmo sem armários. Usando alguns truques de decoração e dica de organização, você fará milagres e nem sentirá falta dos armários.
Então, vamos ao conteúdo!

1- Use cortinas embaixo da pia

Se a sua pia não possui armário embaixo, invista em prateleiras e adicione uma cortina embaixo da pia!
Podem ser prateleiras fixas, ou então prateleiras móveis / empilhadas. E para não deixar tudo à vista, invista nas cortinas.
Para colocar a cortina, existem algumas opções:

  • colocar um varão na medida do seu móvel;
  • encaixar um varão retrátil (que você encontra em alguns tamanhos) no seu móvel;
  • usar um fio de aço preso com um pitão nas extremidades do seu móvel;
  • usar uma grampeadora de tapeceiro ou uma tachinha colorida e pregar o tecido no móvel.
Tudo vai depender do tamanho e de como é a cortina (tipo de tecido, se precisa deslizar ou apenas levantar um pouco, etc).
O grande segredo da cortina embaixo da pia para as cozinhas sem armáriosé combinar a cortina com a decoração. Veja nas inspirações abaixo como a cortina pode integrar a decoração e inclusive servir de destaque para a sua cozinha:


..

2- Aposte nas Prateleiras

Já que não temos armários, vamos investir em prateleiras! As prateleiras na cozinha são super versáteis e ajudam muito na organização. Você pode comprar estantes simples se não puder furar a parede.
Inclusive, aqui no blog já publiquei um artigo sobre como fazer estante com cano de PVC. Essa é uma ótima ideia DIY para você criar sua própria estante com prateleiras gastando pouco.
Confira também algumas dicas baratas para decorar cozinhas pequenas 
Tenha em mente que as prateleiras podem juntar mais sujeira, então se você faz muitas frituras na cozinha, é recomendável colocar cortina nas prateleiras também. Confira o artigo: Como Tirar o cheiro de Fritura da Cozinha. Siga o mesmo padrão da cortina da pia e ficará ótimo!
Veja abaixo as inspirações:


.

3- Descubra o charme das panelas penduradas

O hábito de pendurar panelas é muito comum nas zonas rurais do nosso país. Entretanto, nos últimos anos, pendurar panelas invadiu as tendências modernas de decoração de cozinhas pequenas e também das grandes.
A grande vantagem de pendurar panelas é a praticidade, já que elas estarão sempre à mão, e ocuparão pouco espaço. Se a sua cozinha não tem armários, essa pode ser uma opção viável e bonita. Aproveite e deixe expostas suas panelas mais bonitas, e elas combinarão com a decoração da sua cozinha.
Confira as inspirações:


.

4- Use e abuse dos ganchos

Os ganchos são um poderoso aliado para decorar cozinhas pequenas ecozinhas sem armários. Você pode prender um varão e encher de ganchos para pendurar utensílios e outros suportes.
Faça um cantinho organizado e prático, deixando à vista todos os utensílios que são mais utilizados. Além disso, os ganchos também podem ser usados dentro dos armários e prateleiras, para otimizar ainda mais o espaço se você possui uma cozinha pequena.
Confira algumas ideias:

5- Organize os utensílios em um quadro perfurado (Pegboard)

Mesmo se a sua cozinha for pequena e sem armários, uma coisa é verdade: Existem paredes vazias!
Sim, e que tal utilizar esse espaço vazio, inútil, para criar um novo espaço de armazenamento e organização? Isso pode ser feito com as placas perfuradas, conhecidas como Pegboard ou então com grades metálicas. Você pode fixá-las na parede e até mesmo utilizar adesivos próprios para isso, de forma a não precisar furar a parede.
A grande vantagem da pegboard é que você pode montar do jeito que quiser, usando ganchos e suportes, e criar o espaço que desejar, conforme a sua necessidade. Esse tipo de armazenamento vertical é ótimo para qualquer ambiente, e você pode utilizar na cozinha, banheiro, escritório e até mesmo dentro dos seus armários.
Confira abaixo algumas ideias:



6- Aproveite todo o espaço das gavetas

Já que não podemos colocar mais armários na cozinha, que tal aproveitar bem o espaço que já temos? As gavetas podem ser otimizadas, e armazenar muito mais coisas do que acreditávamos. Basta ter uma noção de organização e ideias na cabeça.
Para otimizar o espaço das gavetas, o ideal é agrupar objetos similares e abusar das divisórias. Faça uma organização planejada e inteligente, e conseguirá guardar tudo de maneira simples e manter sempre arrumado. Veja abaixo algumas inspirações:

7- Padronize e rotule tudo o que ficar à vista

Estabelecer padrões e rotular os potes e caixas que você possui na cozinha podem facilitar a sua vida. Além disso, também contribuem para o ar de organização.
Combine as etiquetas com os seus potes e verá que a decoração ficará muito mais sofisticada. Esse truque é ótimo para otimizar o espaço, pois você pode retirar os produtos da embalagem original e transferi-los para um recipiente que cabe melhor no espaço disponível. E por fim, você pode empilhar tudo sem se perder.

8- Use ímãs para guardar as facas

Se a sua cozinha não tem armários, o número de gavetas pode ser limitado ou inexistente, certo? E as facas ocupam bastante espaço. Por isso, uma dica fantástica é usar ímãs para guardar essas facas.
O grande truque é deixar esses ímãs perto do fogão e da pia, assim além de economizar espaço, você também estará organizando sua cozinha de uma maneira muito prática e funcional. Porém, se você tem crianças em casa essa pode não ser uma boa ideia, pois os utensílios afiados ficarão sempre á vista. Vale avaliar a situação e escolher a melhor opção para cada família.

Nenhum comentário