-- inicio ---

Doce de Figo Verde Cristalizado Como Fazer a Compota, Secar Figo PAP

Doce de Figo Verde Cristalizado

Os benefícios do figo verde ou maduro para a saúde são muitos e aproveitar essa iguaria na safra é uma forma de ter o fruto por mais tempo em forma de compotas, geleia de figo, figo verde cristalizado que além de ter sempre pronto uma sobremesa, podemos ainda vender os doces de figo no caso de quem cultiva a fruta ou tem acesso fácil em sacolão com custo bem baixo como é o meu caso.
Plantar uma figueira é simples e pode ser feito até em vasos em varandas e espaços pequenos e no tempo de figo verde e inevitável fazer o doce de figo verde caseiro, uma compota deliciosa para servir com creme de leite, com sorvete na sobremesa ou em receitas variadas na culinária.
Confira como fazer doce de figo verde cristalizado passo a passo, desde como limpar a fruta retirando a pelinha, como retirar o amargo fervendo a fruta verde e como cozinhar na calda e o ponto certo para fazer o figo verde cristalizado de forma rápida.

Como fazer Figo Verde cristalizado

Ingredientes – Doce de figo verde

  • 50 figos verdes
  • ½ xícara de chá de açúcar
  • ¼ de xícara de chá de sal
  • 1 kg de açúcar
  • 10 cravos da índia.

Ingredientes para figo verde cristalizado

Açúcar cristal, demerara, refinado ou de confeiteiro.

Modo de preparo

Como tirar a pele do figo verde
Colocar em um saco de tecido (tipo sacaria) os figos verdes com ½ xícara de chá de açúcar e ¼ de xícara de sal. Misturar bem e esfregar os figos intensamente por 10 minutos.
Retirar os figos do saco, lavar bem, cortar os cabinhos e fazer uma cruz com a faca na outra ponta do figo.

Doce de figo verde

Levar os figos em uma panela ao fogo cobertos com água e deixar ferver por cinco minuto.
Tampar a panela, deixar esfriar e descansar por 6 horas.
Escorrer os figos, cobrir novamente com água fria e deixar ferver por em média 40 minutos até os figos verdes ficarem macios.
Escorrer os figos ainda quentes e levar ao fogo com 1 kg de açúcar e 10 cravos da índia.
Misturar e deixar criar uma calda.
Esperar a calda ficar em ponto de compota caso queira servir o doce de figo.

Como fazer figo verde cristalizado

Deixar a calda engrossar até espumar, sem deixar secar demais para não ficar calda dura em ponto de bala que cria uma casquinha em volta do figo deixando-o endurecido por fora.
Escorrer bem os figos e em seguida passar no açúcar cristal ou outros açúcares como o demerara, o refinado ou ainda o açúcar de confeiteiro. O que vai mudar é a aparência do figo.
O doce de figo verde cristalizado da foto usei primeiro açúcar refinado e depois açúcar de confeiteiro, os que tinha em casa.
Deixar secar aberto em lugar arejado por no mínimo duas horas.
Guardar em embalagem arejada e fechada para evitar umidade.

Nenhum comentário

teste