-- inicio ---

Fazendo requeijão em casa

Ações revolucionárias e sustentáveis, passam pelo repensar o consumo! Produzir nossos alimentos, seja numa horta, seja fazendo comida caseira “em casa”, deixando de consumir majoritariamente o que a indústria nos fornece são algumas destas ações. Simples e eficaz! Também resgatam o prazer de se estar em grupo e fazer a comida para e com as pessoas que amamos. Hoje em dia, achar um alimento sem conservantes, corantes, estabilizantes, e outras coisas é muito difícil. Retomar o fazer você mesmo, com receitas tradicionais, ou novas, usando ingredientes in natura, ou o mais próximo que conseguimos é um grande passo. Para quem quiser ir além, sugerimos livros da grande Sonia Hirsch. A postagem de hoje é sobre isto, fazer em casa! Vamos fazer requeijão!


Como temos o Diego e Ilse lá de São Pedro nos ajudando e eles tem vacas leiteiras, compramos o leite diretamente da produtora, ou seja, leite integral e  fresco. As fotos abaixo foram do requeijão que fizemos neste fim de semana.
Ingredientes:
2 litros de leite (em saquinho ou leite de um produtor conhecido)
1/2 copo de vinagre ou suco de limão
3 colheres de sopa creme de leite ou nata
2 colheres de sopa manteiga (deixá-la mole ou derretida)
sal
1/2 copo de leite fervido
2 colheres de sopa de azeite de oliva
Modo de fazer:
Separe um copo de leite e coloque para ferver.
Em seguida coloque numa panela grande os 2 litros de leite e acrescente o vinagre, misture bem e coloque no fogo. O Vinagre irá fazer o leite talhar, ou seja, separa o soro da parte sólida (ricota fresca), como mostra a foto abaixo.
Depois de coalhar bem o leite, separe, usando uma peneira, o soro da ricota. O soro pode ser dados para os cachorros, que gostam muito dele!
Lave a ricota, para que ela perca todo o azedinho do processo. Passe novamente na peneira, para ficar sem nenhum líquido, apenas a ricota lavada.

Coloque num liquidificador a ricota lavada , azeite, creme de leite , manteiga e sal. Não coloque todo o leite, pois ficará muito líquido. Ligue o liquidificador e vá colocando o leite aos poucos, acompanhando a textura. Vai se formando um creme com aparência bem lisa e homogênea.
Depois é só colocar em vidros limpos e bem fechados e guardar na geladeira.
Como não tem conservantes, depois de aberto o vidro o consumo deve ser em uma semana. Já vimos que sem abrir o vidro, ele resistiu bem por duas semanas.

Nenhum comentário