-- inicio ---

Peixe Puxa Saco de Crochê em Barbante – Como Fazer Passo a Passo

Peixe Puxa Saco de Crochê

Comprei o barbante Multicolor Barroco porque gostei da cor mesclada em laranja, sem saber o que faria com o fio. Após algumas pesquisas na internet para buscar inspiração encontrei o famoso peixe puxa saco e resolvi criar o meu a partir de um modelo em ponto escamas.
Para ficar mais clean, preferi trabalhar todo o peixe em uma só cor, fazer mais carreiras do ponto escama e mudar o rabo do peixe, a brindo ele com aumentos em ponto alto. O resultado ficou demais!!! Este lindo peixe puxa saco da foto.
Para um diâmetro com 36 pontos altos formando 6 escamas cada carreira e 6 carreiras de escamas prontas usei um novelo de 200 gramas do fio Multicolor 6 Barroco na cor 9059 e agulha de crochê número 4. Sobrou bem pouco fio que usei para fazer um descanso de panela, veja receita AQUI.
Veja abaixo minhas explicações escritas do passo a passo e as alterações feitas no peixe puxa saco de crochê em ponto crocodilo ou ponto escamas.

Peixe Puxa Saco de Crochê

Abreviações

Carreira – carr; correntinha – corr; ponto baixíssimo – pbx; ponto baixo – pb; meio ponto alto – mpa; ponto alto – pa.

Como fazer Peixe Puxa Saco de Crochê PAP

Fazer 30 correntinhas e unir em 1 pbx.
1ª carr – toda em ponto alto com 2 aumentos no início da carr. Fechar a carreira com 1 pbx na 3ª correntinha inicial. Total de 32 pa na 1ª carreira.
2ª carr – toda em ponto alto com mais 2 aumentos no início da carr. Fechar a carreira com 1 pbx na 3ª correntinha inicial. Total de 34 pa na 2ª carreira.
3ª carr – toda em ponto alto com mais dois aumentos no início da carr. Fechar a carreira com 1 pbx na 3ª correntinha inicial. Total de 36 pontos altos na 3ª carreira.
OBS – se preferir um peixe mais largo, com sete escamas em cada carreira ao invés de seis escamas, aumentar mais 6 pontos altos distribuídos a partir da segunda carreira totalizando 42 pontos altos na 3ª carreira.

Ponto escamas ou crocodilo

1ª carr – subir 4 corr, 1 pa no mesmo ponto de base, 2 corr; *pular 2 correntinhas, 1 pa no próximo pa, 1 corr, 1 pa no mesmo ponto de base; 2 corr*. Repetir de * a * até terminar a carreira. Fechar a carr com 1 pbx. Total de 12 pontos V.
2ª carr – 5 pa no primeiro pa do ponto V, 1 corr, *5 pa na próxima alça do ponto V virando o trabalho. 1 pb no próximo ponto V*. Finalizar a carreira com 1 ponto baixíssimo. Repetir de * a * totalizando 6 escamas e 6 pontos baixo.
3ª e demais carreiras – repetir a 1ª e a 2ª carr por 22 carreiras até formar seis escamas no comprimento ou 11 carreiras de escamas.
Na última carreira de escamas, fechar com 1 pb próximo a primeira escama juntando a primeira escama com a última escama.
O corpo do peixe está pronto. Seguir fazendo a cabeça e por último o rabo do peixe.

Cabeça do peixe puxa saco

1ª carr – subir 3 corr(=1pa), *1 pa no meio da escama, 2 pa no arco atrás da parte esquerda da escama, 1 pa no ponto baixo da carreira anterior, 2 pa no arco atrás da parte direita da próxima escama*. Repetir de * a * até finalizar a carr com 1 pbx. Total de 34 pa.
2ª carr – subir 3 corr e trabalhar toda a carr em pa diminuindo 1 pa no início da carr (Trabalhar 2 pa juntos). Total de 33 pa.
3ª carr – subir 3 corr e trabalhar toda a carr em pa diminuindo 1 pa no início da carr (Trabalhar 2 pa juntos). Total de 32 pa.
4ª carr – subir 3 corr e trabalhar toda a carr em pa diminuindo 1 pa no início da carr (Trabalhar 2 pa juntos). Total de 31 pa.
5ª carr – subir 3 corr e trabalhar toda a carr em pa diminuindo 1 pa no início da carr (Trabalhar 2 pa juntos). Total de 30 pa.

Boca do peixe

1ª carr – em ponto baixo diminuindo 15 pontos. Trabalhar 1 pb, pular 1 ponto de base, 1 pb até o final da carr. Total de 15 pontos baixo.
2ª carr – trabalhar 1 pb sobre cada pb de base. Total de 15 pb.

Alça

1ª carr – subir 15 corr, formar um arco prendendo com 1 pbx no ponot baixo de base.
2ª carr – subir 2 corr, 1pbx no pb de base, trabalhar 24 mpa no arco e finalizar com 1 pbx  no pb de base. Arrematar o trabalho.
Pregar um botão no lugar do olho.

Nenhum comentário