-- inicio ---

Remédios caseiros para curar a fascite plantar

planta do pé conta com uma camada grossa que vai do calcanhar até ao início dos dedos, denominada fascite plantar e cuja função é proteger o pé amortecendo os impactos produzidos pela atividade de caminhar. Sobretudo quando realizamos esportes que requerem esforço nas extremidades inferiores, como, por exemplo, correr, de maneira excessiva, a fascite plantar pode sofrer uma inflamação ou esticamento dando lugar à fascite plantar. Em geral, trata-se com fármacos anti-inflamatórios que podemos complementar com alguns remédios e acelerar o processo de cura. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra os remédios caseiros para curar a fascite plantar.



Passos a seguir:
1
A fascite plantar não é uma condição fácil de identificar, é possível demorar inclusive meses para notar os primeiros sintomas. Por isso, quando aparecerem, o mais recomendável é procurar seu médico para fazer uma radiografia dos pés e determinar se existe algum outro dano, como um esporão calcâneo. Ele provavelmente iniciará um tratamento farmacológico e encaminhará você a um fisioterapeuta. Na medida do possível, tente identificar a causa para facilitar o tratamento.
O melhor remédio caseiro para curar a fascite plantar e aliviar a dor que produz é a aplicação de gelo na zona afetada. Se você não dispuser de bolsas de gelo nem compressas frias, envolva gelo picado em um pano limpo e coloque sobre a planta do pé durante 15 minutos, desta forma a inflamação diminuirá e, com ela, a dor. Realize esta operação quatro vezes ao dia.
A dor produzida pela fascite plantar é mais intensa no início da manhã, de maneira que é recomendável realizar alongamentos com uma faixa e massagens antes de levantar. Aqui você tem um artigo no qual contamos como utilizar a faixa para aliviar a dor da fascite plantar. Você deverá fazer as massagens com pequenos movimentos circulares com o polegar. Comece pelo calcanhar e avance até ao início dos dedos do pé. As massagens não devem durar mais de dez segundos, você pode realizá-las também após ficar muito tempo sentado ou deitado.
Outro remédio caseiro muito eficaz para curar a fascite plantar é a realização de massagens com figuras cilíndricas, como garrafas ou latas muito frias. Este tipo de alongamento permitirá massagear e fortalecer todo o arco do pé, aliviando assim a dor produzida pela inflamação da fáscia plantar. É muito simples, sente-se em uma cadeira, sofá, etc., coloque o objeto cilíndrico frio no chão, coloque seu pé danificado sobre ele e passe várias vezes aplicando uma ligeira pressão. Você pode repetir este processo três vezes ao dia.
As bandagens funcionais são um remédio fundamental para curar a fascite plantar. Para isso, você vai precisar de fita adesiva do tipo esparadrapo. Corte uma tira e coloque-a embaixo da parte dianteira da planta rodeando todo o pé. Depois, pegue outra tira, coloque-a em uma das extremidades e leve-a para o calcanhar em diagonal, rodeie-o e leve a fita ao ponto de partida, observe a imagem. Faça o mesmo na outra extremidade de maneira que fique uma cruz na planta do pé. Por último, fixe a bandagem com outra tira sobre os extremos das fitas anteriores, como a primeira que você colocou.
É muito importante não molhar a bandagem já que perderia sua função e não repararia a fascite. Durante a noite, substitua-a por uma tala, assim a fáscia plantar estará esticada durante todas essas horas nas quais você não vai realizar nenhuma atividade e poderá ser curada rapidamente.
Utilizar um calçado adequado é imprescindível para curar a fascite plantar corretamente. O ideal é que ele segure todo o pé, amorteça os impactos produzidos pelo ato de caminhar e com o calcanhar ligeiramente levantado, desta forma a sobrecarga e tensão exercidas sobre a fáscia diminuem. Se for necessário, use modelos adequados para esta condição.
Recuperar-se de uma fascite plantar não é um processo rápido, leva seu tempo para curar completamente e, por isso, você deve ser paciente e constante na hora de aplicar os remédios caseiros e tomar os medicamentos anti-inflamatórios. Visitar um fisioterapeuta é sempre aconselhável para uma melhor cura.

Nenhum comentário

teste