-- inicio ---

Sal Funcional Como Fazer Sal com Ervas em Casa Benefícios para Saúde

Sal Funcional – Como Fazer Sal com Ervas

O excesso de sal na alimentação é um grande vilão para a saúde podendo causar hipertensão, AVC, problemas renais, retenção de líquidos, celulite além de outros problemas de saúde. Segundo a Organização Mundial da Saúde, OMS, devemos ingerir diariamente no máximo 5 g de sal.
Ao optarmos por alimentos industrializados e rápidos de preparar como embutidos, fast foods, enlatados, queijos, salgadinhos, conservas estamos em contato com o problema de excesso de sal nos alimentos e ultrapassamos em muito o limite do sal correndo riscos sérios de saúde.
Cozinhar em casa os próprios alimentos evitando os produtos industrializados e prontos já estamos dando um passo importante na redução do sal na dieta. Outra dica muito saudável é o uso do sal funcional, um sal preparado com adição de ervas secas, batido no liquidificador que diminui mais de 50% a quantidade de sal no preparo dos alimentos.

As ervas ajudam dar sabor aos alimentos, tem propriedades medicinais e a função principal ajudam no controle do sal na alimentação. Veja como preparar o sal funcional em casa de maneira simples e rápida e tempere carnes, saladas, pipoca, batata e receitas em geral como sal de ervas caseiro.
Ele rende bem, tem custo baixo e pode ser preparado com sal branco refinado ou sal rosa aumentando mais ainda a qualidade dos nutrientes nas refeições e reduzindo o sal na dieta. Estas ervas secas e o sal rosa são encontrados com facilidade em casas de ervas em sacolão.

Como fazer sal funcional

Ingredientes

  • ½ kg de sal rosa ou branco
  • 7 colheres de sopa de açafrão
  • 3 colheres de sopa de manjericãoseco ou manjerona
  • 6 colheres de sopa de orégano
  • 10 colheres de sopa de salsa e cebolinha desidratada
  • 2 colheres de sopa de tomilho
  • 5 colheres de sopa de chimichurri

Modo de preparo

Bater no liquidificador o sal rosa, as ervas e o chimichurri e bater levemente até ficar um pó fino.
Colocar em pote com tampa ou saleiro e usar para temperar as refeições diárias.
As ervas podem ser usadas a gosto, as ervas de sua preferência.

Nenhum comentário

teste