-- inicio ---

Suchá gelado de hibisco com frutas cítricas


O verão chegou e trouxe com ele o calor, que se instalou de vez por aqui. Com isso, só consigo pensar em bebidas beeem geladas.
Eu particularmente odeio esse nome “suchá”, que nada mais é do que um suco preparado com chá no lugar de água. É uma forma de combinar sabores interessantes sem adicionar muitas calorias à bebida. Mas por falta de um nome melhor, acabei utilizando-o mesmo assim.
E aproveito a época para trazer esta sugestão super refrescante que junta a cor e o sabor do hibisco ao toque cítrico de laranja, limão e tangerina (uma combinação que simplesmente adoro!) como uma opção sem álcool para acompanhar as ceias de Fim de Ano, ao lado do Clericot. O que acha?

Suchá gelado de hibisco com frutas cítricas

1 litro de água filtrada
2 colheres de sopa de chá de hibisco (flores desidratadas)
1 laranja baía espremida
1 limão espremido (usei o siciliano, mas pode ser o tahiti ou o cravo)
1 tangerina espremida
Gelo e mel/açúcar/adoçante a vontade
Coloque uma xícara da água em uma caneca e aqueça-a até subir a primeira bolha. Desligue o fogo, junte o hibisco, cubra com um pires e deixe descansar por 10 minutos.
Ao restante da água misture os sucos da laranja, do limão e da tangerina. Adicione o chá concentrado, misture bem e adoce a gosto.
Coe e sirva o seu suchá em uma jarra, juntando bastante gelo. Se quiser, acrescente rodelas de limão ou de laranja.

_ Além de ser refrescante, o Suchá de hibisco com frutas cítricas tem algumas propriedades interessantes, principalmente para esta época de muita comilança. Veja abaixo.
_ Chá de hibisco: tem a alta concentração de antocianina, que possui ação antioxidante e anti-inflamatória, combatendo a inflamação das células e permitindo que elas voltem a exercer totalmente suas funções. Com isso, facilita a digestão (impedindo parte da absorção dos carboidratos e da gordura dos alimentos), ajuda a regulariza o intestino, evita a retenção de líquido e ainda estimula a queima de gordura corporal.
_ Frutas cítricas (laranja, limão, tangerina etc.): são ricas em vitamina C, um componente essencial na formação do colágeno (proteína que dá elasticidade e firmeza à pele), que também ajuda no sistema diurético e digestivo. Fortalecem o sistema imunológico, importante para evitar doenças como gripes e infecções, e aumentam a absorção de ferro no organismo, ajudando assim a combater a anemia. Contribuem para a manutenção saudável dos níveis de colesterol no sangue e possuem magnésio, essencial para a saúde dos ossos, músculos e nervos.

Nenhum comentário