-- inicio ---

5 utilidades surpreendentes do sal


O sal é um item indispensável em qualquer casa, afinal é ingrediente essencial para cozinhar. Na alimentação, temos de regular a quantidade de sal adicionada na comida, por causa do alto teor de sódio que ele possui, e o sódio pode ser um vilão à nossa saúde, principalmente a quem é hipertenso. Mas para a limpeza e manutenção da casa, o sal pode ser usado sem moderação. Veja no artigo cinco usos alternativos do sal para garantir a limpeza da sua casa, para afastar insetos e para manter flores vivas por mais tempo.
Quem disse que o sal é somente para temperar alimentos?
O sal é um ingrediente multiuso e a maioria das pessoas só o utiliza para temperar comida. Veja abaixo 5 dicas para aproveitar melhor esse ingrediente:
1. Reduzir a umidade dentro da casa
Quem mora em regiões muito úmidas, especialmente a beira-mar, sabe como a umidade pode comprometer os móveis e eletrodomésticos. Ela favorece o aparecimento da ferrugem e do mofo e pode ser uma dor de cabeça dentro de casa. Para reduzir a umidade, você pode pegar pequenos recipientes e colocar pedrinhas de sal grosso nos locais mais úmidos da casa. O sal irá puxar toda umidade para dentro do recipiente. Lembre-se de trocar com frequencia o sal de dentro dos potinhos, você provavelmente irá encontrá-los cheios de água (resultante da absorção da umidade pelo sal).
2. Afastar formigas
As formigas são insetos sujos e que aparecem com frequência na cozinha e em outros ambientes da casa. Para afastá-las, basta despejar um pouco de sal nas regiões onde elas normalmente se concentram. Elas detestam o sal e irão ficar longe do ambiente.
3. Polir talheres
O sal é um excelente ingrediente para polir talheres e pratarias de alumínio. Para devolver o brilho aos seus talheres e tirar aquela aparência fosca, você deve misturar sal com umas gotinhas de água e esfregar essa mistura por toda a extensão do objeto. Pode ser com um pano úmido ou com as mãos mesmo, como você achar melhor.  O importante é friccionar o sal no metal para que ele faça o polimento.
4. Eliminar o mau cheiro do sapato
Quando os sapatos pegam mau cheiro, muitas vezes até deixamos de usá-lo devido a esse incômodo. Já não é preciso abandonar os seus sapatos, você pode eliminar o cheirinho de “chulé” utilizando sal grosso. Basta colocar um punhadinho de sal grosso dentro do sapato e deixá-lo absorver todo o mau cheiro. Depois tire o sal, jogue-o no lixo e guarde o calçado normalmente.
5. Manter flores vivas por mais tempo
Receber flores é sempre bom, mas o problema é que elas costumam murchar muito depressa. Para que as suas flores durem por mais tempo e fiquem com boa aparência, basta que você acrescente algumas pitadas de sal na água da planta. Elas ficaram mais vivas e radiantes por muito mais tempo.

Nenhum comentário

teste