-- inicio ---

Como Engomar Toalhas de Crochê – Goma Caseira para Peças de Decoração

Como Engomar Toalhas de Crochê

O acabamento do crochê é fundamental para que a toalhinha, o caminho de mesa, o centro de mesa fique lindo mostrando cada detalhe do trabalho e uma das formas de fazer isso é blocando ou engomando o crochê. Mas como engomar crochê? Como fazer a goma caseira?
Parece uma etapa difícil mas não é, a goma caseira é simples de fazer, econômica e deixa os desenhos do crochê perfeitos e a peça firme. Vale lembrar que podemos comprar a goma pronta também, mas para quem gosta de diminuir as despesas a dica vai ser bem útil. Veja como engomar peças de crochê e de tricô de uma maneira simples e fácil e sempre que for entregar um trabalho ou lavar uma peça sua vai poder usar a goma sem dificuldade.

Esta mesma goma caseira pode ser usada em qualquer outra roupa como camisa masculina, deixando o colarinho firme e a camisa bem bonita, basta colocar a peça na goma no último enxague e em dias quentes estender ou centrifugar rápido na máquina em dias mais frios, deixar secar, embalar a roupa em um saco plástico, esperar de 12 a 24 horas e passar a ferro.

Como Engomar Toalhas de Crochê

Goma caseira

Ingredientes

  • 600 ml de água
  • 2 colheres de sopa cheias de amido de milho ou polvilho doce
  • Amaciante de roupas
  • 1 balde com água fria.

Modo de preparo

Em uma panela leve ferver a água.
Dissolva as duas colheres de amido de milho ou polvilho doce em ½ xícara de chá de água fria.
Assim que ferver a água da panela, acrescente o amido ou polvilho dissolvido mexendo até engrossar.
Encha um balde com 8 litros de água, dissolva a goma fervida, adicione o amaciante a gosto, misture bem e mergulha a peça de crochê lavada e centrifugada. Deixe escorrer bem e leve secar.
Assim que estiver quase seca, modele a peça com as mãos para que finalize a secagem no formato desejado.

Como endurecer crochê com goma caseira

Para crochê no formato de cesta, caixinha a orientação é colocar menos água para que a goma fique mais concentrada, quanto mais dura quiser o trabalho menos água coloca, podendo até colocar a peça seca ou úmida direto na água engrossada com o amido.
Para peças grandes dobre, triplique, ou multiplique a gosto a receita da goma caseira.
Assim que mergulhar a peça na goma, para dar o formato, coloque para secar o crochê ou tricô em um recipiente no formato que deseja o resultado, por exemplo, uma tigelinha plástica redonda, uma caixinha, etc.
Colocar o crochê com a goma molhada nas costas da forma e esticar modelando a gosto.
Espere secar por 24 horas, acerte os detalhes com as mãos e seu trabalho estará pronto para usar.
A cada lavada será necessário repetir o processo de gomagem.

Nenhum comentário