-- inicio ---

Como Lavar Filtro de Barro e História – Quando Lavar a Vela do Filtro


Como Lavar Filtro de Barro e História

O filtro de barro é peça importante na maioria das casas, ele retira as impurezas da água através da vela do filtro e ainda mantém a água fresquinha nos dias quentes. De custo baixo, uma invenção brasileira que é considerado um dos melhores filtros do mundo.
Segundo uma reportagem do Globo Repórter de 16 de junho de 2017, no fim do século XIX e começo do século XX, a água que o povo bebia era água contaminada, sabendo da importância que a água potável tem para nossa saúde era preciso tomar alguma providência com relação a pureza da água. Com a chegada dos imigrantes, chegaram junto filtros com vela de pedra porosa e filtro de metal ou de pedra.
A invenção dos potes de cerâmica feitos a partir de argila também foi uma criação dos imigrantes italianos e portugueses que encontraram a matéria prima em abundância no interior do estado de São Paulo. Com ela faziam potes de cerâmica e filtros que deu muito certo e foi sendo conhecido e usado pelo resto do país.
As cidades que foram referência na fabricação do filtro de barro em São Paulo foi Jundiaí e Jabuticabal, onde tinha muitas fábricas do produto.
A vela no início era rudimentar, um disco de cerâmica porosa colada com breu e cera. Com o passar do tempo surgiu a vela de filtro que temos hoje nos filtros de barro, com uma camada de cerâmica porosa, uma camada de prata que esteriliza a água eliminando as bactérias e por dentro da vela o carvão que retira o cloro da água como mostra a foto acima.
O filtro de barro deixou de ser importante para algumas pessoas após a comercialização da água mineral e de purificadores de água.

A água do filtro de barro é pura?

Segundo estudos da Instituição Vital Brasil no Rio de Janeiro, a água do filtro de barro é considerada a melhor água filtrada. Um estudo foi feito misturando água contaminada de esgoto com água normal e depois filtrada, o resultado foi uma água limpa, livre de contaminações e pronta para beber, não é incrível!!!

Como lavar filtro de barro

É importante manter o filtro de cerâmica limpo, e quando o adquirimos, tirar o cheiro de barro que incomoda muita gente.

Como tirar o gosto de barro

Para tirar o gosto de barro a orientação é trocar a água todo dia de 10 a 15 dias.
A maneira indicada para lavar o filtro de barro ou argila é com água e esponja macia SEM usar produtos químicos, abrasivos, sal, açúcar ou qualquer outro produto de limpeza.

Quando lavar a vela do filtro

A diminuição da saída de água na torneira do filtro é sinal de que a vela precisa ser lavada.

Como lavar vela de filtro

A orientação dos fabricantes de filtro é lavar o filtro de barro com somente água, com as mãos ou escova de cerdas macias. NUNCA usar produtos químicos e produtos de limpeza abrasivos, não usar sal ou açúcar também.

Como tirar o bolor do filtro

Devido a porosidade necessária do filtro de barro, onde é feito misturas na argila para manter a água fria, acontece a absorção de sais minerais na parede do filtro formando uma poeirinha, que se não limparmos vira bolor.
Esse bolor é retirado com água e esponja reservada somente para esse fim, e não usar produtos de limpeza ou qualquer outro produto para limpar, que podem ser absorvidos e danificar o filtro.
Essa poeirinha branca que se forma no filtro se chama Eflorescência e pode ser retirada com papel toalha ou pano limpo todo dia.
Mantenha o filtro num lugar com boa ventilação, um lugar arejado e sem luz do sol direta para evitar manchas.

Nenhum comentário

teste