-- inicio ---

Como usar tônico capilar: saiba como funciona esse produto


Muita gente já ouviu falar mas não sabe como usar tônico capilar, ou até mesmo para que serve e como funciona esse produto. O tônico é um líquido aplicado no couro cabeludo para promover sua nutrição. Como consequência, os fios de cabelo também ficarão mais fortes e saudáveis. Existem muitas receitas de tônico capilar caseiro, mas também há uma variedade de marcas para comprar pronto.

5 dicas para usar tônico capilar corretamente

Na embalagem de cada tônico existem as recomendações de uso que podem variar um pouco conforme o produto e seus componentes, principalmente na questão da frequência de aplicação. Também há outras recomendações importantes a seguir para que o produto seja eficaz:

1. Consulte um profissional

É recomendado receber as recomendações do seu cabeleireiro, dermatologista ou tricologista para saber qual tipo usar para o seu caso. .

2. Faça um teste de alergia

Mesmo que você nunca tenha tido alergia com qualquer produto de cabelo, essa é uma medida de segurança ao usar tônico capilar. E que não custa seguir.
Antes de aplicar o produto em todo o couro cabeludo, aplique somente em uma pequena parte e aguarde uma hora para ver se sente coceira, ardência ou vermelhidão. Se nada acontecer, pode usar com segurança.

3. Dê preferência para a raiz

Não é necessário aplicar o tônico no comprimento dos fios. A raiz é foco, pois a atuação do produto é eficiente no couro cabeludo. Se o seu médico ou cabeleireiro recomendar, pode até mesmo aplicar um leave-in ao longo dos fios para que fiquem protegidos.

4. Massageie

Ao usar tônico capilar é importante massagear todo o couro cabeludo, durante alguns minutos, logo depois de aplicá-lo. Essa massagem é importante porque ela vai estimular a circulação sanguínea, e fazer com que o produto seja melhor absorvido.

5. Faça o tratamento completo

O tempo de tratamento pode variar conforme a necessidade de cada caso. O que pode levar de 1 a 6 meses. Também varia a quantidade de aplicações por dia e por semana. Por isso é importante que você converse com o profissional que recomendou o uso do produto. Siga o tratamento até o final, dando 1 mês de pausa para sentir o resultado.

Funciona?

Se usado da forma correta, como explicado no tópico anterior, o tônico funciona. Ele vai promover uma melhor circulação do couro cabeludo, melhorando a absorção dos nutrientes o compõem o produto.
Usar tônico capilar também estimula a produção de queratina, que é um dos principais componentes dos fios de cabelo, renovando as células e deixando os fios mais resistentes e cheios de vida.

Melhores marcas

Se você gosta de fazer suas receitas caseiras, pode experimentar algumas à base de eucalipto, folha de goiaba, hortelã, óleo de rícino, alho e aloe vera (babosa), separadamente.
Não precisa misturar tudo, pois pode não fazer efeito. É melhor caprichar no uso de um só ingrediente ou até dois, pois assim vai saber qual deles realmente é bom para você.
Mas se preferir produtos prontos, algumas marcas são as mais recomendadas por sua popularidade.

Loção Fortificante Elseve Arginina Resist

Essa loção promete deixar os fios mais fortes e resistentes. O crescimento ocorre melhor também, pois a nutrição é intensa, desde que siga as recomendações de uso.

Nanovin A

A Nanovin é uma marca com muitos produtos para o cabelo, inclusive o tônico multivitamínico que pode ser usado, inclusive, nas sobrancelhas. Ele promete fortalecer os fios com sua composição de vitamina A, biotina e blend de ervas estimulantes.

Tônico com extrato de alho Gota Dourada

A Gota Dourada também é uma marca renomada no mercado de cosméticos para cabelo. O tônico que ela oferece promete o fortalecimento do cabelo por meio do extrato de alho presente na sua composição.

Tônico fortalecedor Salon Line

O produto oferecido pela Salo Line é chamado de “S.O.S Bomba” porque promete um crescimento acelerado dos fios, por meio da nutrição, quando o tratamento é feito da forma recomendada.

Tônico capilar Tricofort

Esse produto é recomendado para tratar a caspa, a oleosidade, fortalecer o couro cabeludo, prevenir irritações e estimular o crescimento dos fios. Mas o tratamento da caspa e da oleosidade é a principal recomendação.
Além desses, existem diversos outros que você pode experimentar e ver como resulta no seu cabelo.
Ter recomendações de pessoas com o mesmo tipo de cabelo que o seu e fazer testes com um produto de cada vez até acabar o tratamento é a melhor forma de usar tônico capilar e descobrir qual é o seu preferido.
Confira no vídeo abaixo como aplicar o tônico no cabelo usando uma receitinha caseira:

Nenhum comentário