-- inicio ---

Mandioca frita e empanada no fubá fica mais crocante!

Mandioca frita e empanada no fubá, fica mais crocante por fora e  macia por dentro. Sem contar no sabor, uma vez que ela ela  é temperada com alho cru, azeite, sal e pimenta do reino antes de ser empanada.  Essa dupla, fubá + tempero, faz  a diferença no  sabor e consegue deixar que já era bom ainda melhor.  Experimenta e depois  me conta!


INGREDIENTES PARA MANDIOCA FRITA:
  • 500g de mandioca
  • 2 dentes de alho descascado e amassado
  • azeite
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • fubá para empanar
  • óleo para fritar

COMO FAZER MANDIOCA FRITA E EMPANDA NO  FUBÁ:


  1. Imagem da receitaDESCASQUE A MANDIOCA: Em primeiro lugar, com uma faca, descasque a mandioca. Então corte a mandioca em pedaços de 8 a 10cm, no sentido do comprimento. E seguida corte cada pedaço ao meio. Caso a a mandioca seja grossa corte cada metade ao meio novamente. Depois lave os pedaços em água corrente,  escorra e reserve.  Ou faça como eu e compre as mandiocas já descascadas 😉
  2. COZINHE NA PRESSÃO: Em uma panela de pressão, coloque as mandiocas cubra com água. Leve ao fogo alto e depois que a panela começar a apitar, deixe cozinhar por 15 minutos ou até que as mandiocas fiquem macias.
  3. PONTO DA MANDIOCA: Para verificar o ponto, desligue o fogo, espere o vapor sair de dentro, então abra a panela e com um garfo  espete alguns pedaços. . Se estiver macia, está cozida, senão tampe a panela e deixe cozinhar por mais 10minutos.  Agora escorra a água das mandiocas e aproveite enquanto elas ainda estão quentes para temperar, isso fará com que a mandioca absorva melhor o tempero.
  4. TEMPERE A MANDIOCA: Então coloque os pedaços de mandioca ainda quentes lado a lado em um prato grande. Em seguida tempere com sal, pimenta do reino a gosto e 2 dentes de alho amassados, finalize com fio de azeite. Agora espere amornar e quando estiverem frias, empane cada pedaço com farinha de fubá.
  5. FRITE A MANDIOCA: Agora em uma frigideira grande, coloque óleo, mais ou menos 2 dedos, o suficiente para cobrir as mandiocas pela metade. Em seguida leve ao fogo alto para aquecer.
  6. Assim que o óleo estiver quente, abaixe o fogo para médio e coloque os pedaços de mandiocas empanados,  frite-os até que eles fiquem crocantes e dourados por fora e macios. Mais ou menos 7 a 8 minutos de cada lado.
  1. TEMPERATURA DO ÓLEO: É importante fritar em fogo médio, não muito alto senão a mandioca queima por fora antes de ficar crocante, nem tampouco muito baixo senão ela encharca de óleo. Fogo médio/alto.
  2. COMO ESCORRER: Com ajuda de uma pinça ou escumadeira, retire as mandiocas e coloque-as em pé e em uma peneira para escorrer o óleo. Ou se preferir leve-as sobre um prato com papel-toalha.  Prefiro escorrer na peneira ao invés do papel,  porque o papel toalha encharca de óleo, já a peneira deixa o óleo escorrer, deixando a mandioca frita  muito mais sequinhas.  Você pode usar esta técnica de escorrer na peneira para outras frituras também.
  3. Sirva a seguir.

Nenhum comentário

teste