-- inicio ---

Melasma: causas, tratamentos e receitas caseiras

A gente finalmente aceita que não é mais tão novinha assim quando as manchas de melasmas aparecem na pele. Para algumas pessoas ele aparece bem antes da primeira ruga, avisando que a idade chega pra todo mundo. Tem quem ache o melasma – aquelas  manchas escuras na pele –  piores do que as tão temidas ruguinhas, e há quem encare com mais normalidade essa marca do tempo. Mas tanto para um grupo quanto para outro, a notícia é boa, o melasma tem tratamento e na maior parte dos casos não é tão difícil assim! Vamos conhecer hoje as causas e tratamentos para essas manchas que atrapalham a vida da gente.

O sol é o grande vilão do melasma

A prevenção do melasma é a mesma da que usamos para rugas, diga lá porque você, leitora do Muito chique, já sabe! Isso mesmo, é o uso diário e incessante do protetor solar adequado ao seu tom de pele. Isso porque as manchas escuras também tem a mesma causa, a exposição desprotegida aos raio solares. Falando nisso, não tem como negarmos que eles estão cada vez mais fortes. O calor está cada vez mais forte e é sentido no dia a dia de cidades mais quentes como o Rio de Janeiro, por exemplo. A tendência é que o melasma apareça cada vez mais forte e cedo na população dessas regiões.  A proteção tem que seguir a mesma linha: cada vez mais forte e cedo!

Causas hormonais do melasma

Além da exposição solar temos outros fatores que causam as manchinhas na pele.  O motivo do aparecimento pode ser alteração hormonal. Acontece muito na gravidez – nesse caso elas são chamadas de ” manchas da gravidez ” , mas também são melasmas – e devido ao uso de anticoncepcionais. Alguns medicamentos também desregulam a parte hormonal do nosso corpo e colaboram para o surgimento das manchas. E, como eu havia falado ali no começo do nosso texto, o envelhecimento da pele também faz com que as manchas escuras apareçam. Assim desse jeito mesmo, envelheceu, apareceu.

Tratamento para melasma

Existem diversos tratamentos adequados ao tipo de mancha que apareceu em você, outro fator importante é a profundidade. Fica estranho falarmos em profundidade de mancha, mas é assim mesmo. Existem manchas que estão lá embaixo em camadas mais profundas e apenas vemos a superfície delas. Consequentemente um tratamento mais básico, na parte superficial, pode ser que não funcione. Ou seja, quem analisa de verdade essas características e prescreve o tratamento certinho  é o dermatologista. Uma consulta já é o suficiente que esse profissional veja as melhores saídas para esse problema.

Dicas de tratamentos para melasma

Alguns dos tratamentos indicados está o peeling ( que remove através de leve raspagem, a cama externa da pele ), o uso do laser, o microagulhamento , a aplicação de ácidos variados e também o uso de creme clareadores. Como já fiz alguns desses – sempre orientada por dermatologistas – te digo que o ideal é a combinação de tratamentos. O peeling, por exemplo, deixa a pele escamando por uma semana e pode não ser viável para quem trabalha com o público e não pode tirar uma semaninha de folga.  O ideal é adaptar à sua realidade e ao seu bolso também.

Tratamento com ácidos para melasma

Alguns dos ácidos mais utilizados no momento – porque a cada ano novos tipo de ácidos entram e outros saem dessa listinha :
Ácido azeláico, está super em alta porque além de tratar a parte superficial do melasma ele também tem um efeito no controle da quantidade de melanina e escurecimento da pele. Vale perguntar sobre ele na consulta. Abaixo alguns nomes mais tradicionais:
  • Ácido kójico
  • Ácido glicólico
  • Ácido salicílico
Esses são usados geralmente combinados uns com os outros. Muitos cosméticos de tratamento têm alguma quantidade desses ácidos nas suas composições.

Microagulhamento para melasma

Falei ali acima do Microagulhamento e essa  é uma técnica que anda muito popular desde que a Luciana Gimenez publicou fotos do procedimento no seu Instagram. Algumas amigas minhas fizeram e eu mesma não fiz ainda, mas tenho vontade. Essa é a  que perfura a pele com microagulhas que estimulam a produção de colágeno e circulação de sangue na pele, o que pode ser útil para diminuir algumas manchas na pele, além de reduzir as rugas e flacidez do rosto. Serve pra vários problemas de uma vez só. Assim a gente economiza e se vê livre das manchinhas. Pode ser feito nas mãos e pescoço também.

Microdermoabrasão para melasma

A Microdermoabrasão, também é  conhecida como peeling de cristal e é utilizada para tratamento de melasma porque remove as camadas superficiais da pele para um aspecto renovado. Nada mais é do que  uma técnica de esfoliação profissional com produtos hidratantes e esfoliantes combinados. Não há intenção de machucar a pele mas o ideal é que seja realmente feita por profissionais habilitados porque o atrito pode até mesmo piorar o problema.

Receitas caseiras para o melasma

Algumas receitas que podem ser feitas por você na sua casa para atenuar o problema do melasma. Manchas superficiais ou clarinhas têm tratamento mais rápido e podem sumir com poucas aplicações das sugestões abaixo.

Como acabar com o melasma

Essa receita promete acabar com o melasma em três dias

Máscara de banana

É muito simples de fazer.  Amasse uma banana com um garfo e aplique no rosto. Depois de 20 minutos, retire com água e aplique um creme umectante.

Receitas para clarear a pele

Loção de limão e salsa

  • suco de 1 limão
  • 1 punhado de salsa
Modo de Preparo
  • Esprema o limão e lave a salsa.
  • Tire os talos da salsa e coloque as folhas no copo do liquidificador.
  • Adicione o suco de limão e misture bem.
  • Aplique nas manchas do rosto, previamente lavado e seco.
  • Depois de 15 minutos, enxágue com água morna.

Receita para clarear a pele rápido

Máscara de berinjela

  • 1 berinjela
  • 4 xícaras de água (1 litro)
Preparo
  • Lave a berinjela e corte-a em quatro partes.
  • Coloque em uma panela junto com a água e cozinhe até que ela amoleça.
  • Tire do fogo e extraia a polpa da berinjela para fazer uma pasta.
  • Quando estiver fria ou morna, aplique essa pasta no rosto.
  • Deixe agir por 15 minutos e retire com a água do cozimento.
Essas são receitas caseiras bem populares. Se você conhecer outra pode nos enviar pelo comentário, certeza que irá ajudar outras pessoas!
Sucesso no seu tratamento e continue usando bastante filtro solar.

Nenhum comentário