-- inicio ---

Centro de Mesa de Crochê Rendado – Gráfico de Círculos, Como Unir

Centro de Mesa de Crochê Rendado 

Este centro de mesa de crochê pode ser aumentado no tamanho que quiser, basta fazer mais círculos e ir unindo em volta da peça conforme as instruções do gráfico.
O fio usado foi o Passione da Euroroma na cor telha e agulha de crochê número 2.00 mm da Círculo.

Gráfico dos círculos e de como unir



Abreviações

Carreira – carr; correntinha – corr; ponto baixíssimo – pbx; ponto baixo – pb; ponto alto – pa; ponto alto duplo – pad.
Receita PAP
Início – 5 corr, fechar um círculo com 1 pbx.
1ª carr – 4 corr; 1 ponto alto duplo; 9 correntinhas; *2 pontos altos duplos; 9 correntinhas*, repetir de * a * até formar uma flor com seis pétalas e seis arcos de 9 correntinhas.
2ª carr – 8 correntinhas, 3 pontos baixos no arco da carreira anterior; 1 ponto baixo entre os 2 pontos altos duplos; *7 correntinhas; 4 pontos baixos sendo 3 no arco de correntinhas e 1 na junção dos pontos altos duplos*. Repetir de * a * até terminar a carreira, finalizar com 1 ponto baixíssimo na 1ª correntinha da carreira.
3ª carr – caminhar com pbx pegando uma alça da correntinha 5 vezes. 1 correntinha; 2 pb no arco; 1 pb sobre cada um dos próximos 3 pb, tomando o cuidado em fazer 1 ponto baixo no primeiro ponto baixo e sobrando o último pb sem ser trabalhado, o que vai dar o efeito arredondado no trabalho; *7 corr; 3 pb no final do arco e 1 pb em cada pb da carreira anterior (Total de 6 pb). Repetir de * a * até o final da carreira. Finalizar com 1 pbx na 1ª corr.
4ª carr – 1 corr, 1 pb em cada um ds próximos 4 pb; *7 corr; 3 pb no arco; 1 pb em cada um dos 5 pb da carr anterior*. (Total de 8 pb). Repetir de * a * até o final da carr. Finalizar com 1 pbx na 1ª correntinha.
5ª carr – 1 corr; 1 pb em cada um dos próximos 3 pb da carr anterior; *7 corr; 3 pb no arco. 1 pb em cada um dos próximos 7 pb*. (Total de 10 pb). Repetir  de * a * até o final da carr. Finalizar com 1 pbx na 1ª corr.
6ª carr – 1 corr; 1 pb em cada 1 dos dois pb da carr anterior; *9 corr; 3 pb no arco; 1 pb em cada um dos 9 pb da carr anterior*. (Total de 12 pb). Repetir de * a * até o final da carr. Finalizar com 1 pbx na 1ª correntinha.

Como unir os círculos

Para facilitar a interpretação do gráfico sigas as explicações abaixo. Visualize o gráfico e perceba que a união começa sempre entre o 2º arco de 5 corr com o 3º arco de cinco correntinha do círculo vizinho e finaliza sempre entre o 1º arco de cinco correntinha e o 2º arco de 5 corr do círculo vizinho.

Como unir os círculos PAP

– 8 corr(7 corr mais uma inicial para finalizar a carr com 1 pbx); 1 pb no arco de correntinhas; 5 corr; 1 pb no 2º pb; 5 corr; pular 4 pb; 1 pb no próximo pb; 5 corr; 1 pb no penúltimo pb;
7 corr; 1 pb no arco de correntinhas; 5 corr; 1 pb no 2º pb; 5 corr; pular 4 pb; 1 pb no próximo pb; 5 corr; 1 pb no penúltimo pb;
7 corr; 1 pb no arco de correntinhas; 5 corr; 1 pb no 2º pb; 5 corr; pular 4 pb; 1 pb no próximo pb; 5 corr; 1 pb no penúltimo pb;
7 corr; 1 pb no arco de correntinhas; 5 corr; 1 pb no 2º pb; 2 corr; 1 pb no arco de 5 corr antes do arco de 7 corr do círculo vizinho; 2 corr; pular 4 pb; 1 pb no próximo pb; 2 corr; 1 pb no arco de 7 corr do círculo vizinho; 2 corr; 1 pb no penúltimo pb.
4 corr; 1 pb no arco de 5 corr do círculo vizinho; 2 corr; 1 pb no arco de 7 corr; 2 corr; 1 pb no arco de 5 corr do círculo viznho; 2 corr; 1 pb no 2ª pb; 2 corr; 1 pb no arco de 5 corr do segundo círculo vizinho; 2 corr, pular 4 pb; 1 pb no próximo pb.
2 corr; 1 pb no arco de 7 corr do segundo círculo vizinho; 2 corr; 1 pb no penúltimo pb.
4 corr; 1 pb  no arco de 5 corr do segundo círculo vizinho; 2 corr; 1 pb no arco de 7 correntinhas, 2 corr; 1 pb no arco de 5 corr do segundo círculo vizinho; 2 corr; 1 pb no 2ª pb.
Seguir finalizando a carreira própria do círculo com 2 arcos de 5 corr.
O número de círculos vai depender do tamanho do centro de mesa que deseja.
Para uma toalhinha de crochê pequena podemos unir 7 círculos.
Para toalhas maiores ir unindo os círculos na volta dos primeiros setes círculos até formar o tamanho desejado.
Depois de pronta, modelar a toalhinha de crochê.

Nenhum comentário

teste