-- inicio ---

Como fazer sobrancelha: dicas fáceis para você seguir em casa


Arqueadas como as de Marilyn Monroe, cheias como as de Malu Mader, bem definidas como as da modelo Cara Delevingne: saber como fazer sobrancelha bem feita faz toda a diferença e ajuda a dar personalidade e equilíbrio para as feições, por isso, por mais que algumas referências sejam incríveis, não é nada aconselhável tentar copiar os formatos das famosas.

Não dá para negar que conhecer seu próprio rosto, respeitar seus traços e ter em mente a imagem que se quer transmitir são pontos que exigem atenção na hora de conquistar as sobrancelhas perfeitas. Quem já tem os fios bem desenhados, pode fazer a manutenção em casa de forma prática. Aprenda como fazer suas próprias sobrancelhas de acordo com seu tipo de rosto, além de dicas e sugestões de produtos.

Como fazer sobrancelha passo a passo

Abaixo, você pode conferir um passo a passo básico de como fazer as marcações essenciais para não se perder na hora de fazer a manutenção das sobrancelhas e deixá-las mais simétricas:
Lembre-se que a remoção e o corte exagerado pode deixar as sobrancelhas com menos preenchimento e, em alguns casos, com falhas. Se você já tiver alguma familiaridade com pinças e tesouras, a manutenção ocorrerá sem muitas complicações, mas, de todo modo, é importante ter cautela.
O visagista Rodrigo Banqueri, vice-presidente da Associação Nacional dos Visagistas e profissional do The SPA, em São Paulo revela que o principal segredo para cuidar das sobrancelhas em casa é nunca mexer em seu desenho e retirar apenas os pelos em excesso, que ficam próximos ao contorno. Essa recomendação se explica por todos os detalhes aos quais os profissionais devem se ater e que podem passar despercebidos pelos olhos menos treinados.
A distância entre o início e o final da sobrancelha, bem como seu ponto de arqueamento, devem ser mantidos em proporção. Segundo o profissional, essas marcações são responsáveis por criar um equilíbrio estético no rosto, além de reforçarem alguns traços de expressão; por exemplo, “o arqueamento pode ser controlado, para leve ou mais pronunciado, quanto mais arqueado, mais sensual fica o olhar, pois eleva esta região”, explica Banqueri.
Para os momentos em que a manutenção não basta e o retoque do desenho é necessário, recomenda-se que o trabalho seja feito por um profissional qualificado. E uma observação que deve ser feita tanto a quem vai cuidar das sobrancelhas em casa quanto àquelas pessoas que preferirem confiá-las a alguém é que todos os materiais sejam higienizados previamente.

O formato ideal para cada rosto

Cada tipo de rosto pede um formato de sobrancelha diferente visto que cada um favorece e destaca nossos traços individuais. Convidamos a designer de sobrancelhas Raphaella Bahia para esclarecer qual o formato de sobrancelhas harmoniza com cada rosto. Confira:

Rosto redondo

Segundo a designer, as sobrancelhas bem preenchidas são as ideais para pessoas de rosto redondo. As sobrancelhas finas tendem a dar ainda mais destaque para as bochechas porque ficam “apagadas”. A dica da especialista é “escolher um formato mais arqueado para desviar a atenção da largura do rosto”

Rosto triangular

Para a designer de sobrancelhas, o rosto do tipo triangular combina com sobrancelhas arqueadas e arredondadas.

Rosto quadrado

De acordo com Raphaella, o rosto quadrado pede “sobrancelhas angulosas, retas com uma curva mais acentuada na ponta.”

Rosto oval

O formato ideal segundo a especialista, é um estilo um pouco arqueado e comprido. Raphaella ressalta que “se o rosto for bem alongado, as sobrancelhas não podem ser muito angulosas, pois fica em desequilíbrio e transmite arrogância.”
A especialista lembra que cada rosto possui suas particularidades, portanto, cada caso deve ser avaliado de forma individual por um visagista ou profissional. Raphaella destaca que é necessário “avaliar o estilo de vida e personalidade das mulheres, além das feições do rosto e musculatura. O que funciona para uma, não funcionará para outra”.

Blogueiras mostram como fazem suas sobrancelhas

Com tantos detalhes que exigem atenção, é normal que cada pessoa acabe adaptando os cuidados com as sobrancelhas à sua maneira, por isso os métodos são vários. Para ter uma ideia de como os procedimentos podem variar de pessoa para pessoa, basta conferir os vídeos abaixo, nos quais cada blogueira compartilha um pouco de sua experiência.

Izabela Santana

Com a orientação de uma profissional, a blogueira Izabela Santana dá algumas dicas básicas para quem quer fazer as sobrancelhas em casa, recomendando alguns dos materiais necessários para cada parte do procedimento. Para destacar o formado e ajudar a marcar melhor o olhar, o truque é preencher e corrigir falhas com sombras de olho.

Amanda Domenico

Para aquelas pessoas mais detalhistas, a blogueira e esteticista Amanda Domenicoensina de forma bastante didática como as medidas com paquímetro são feitas e dá orientações de como desenhar corretamente suas sobrancelhas.

Luiza Villeroy

Já Luiza demonstra como mantém o formato da sua sobrancelha em casa, após ter o design dela definido por um profissional. Ela ensina a aparar os pelos primeiro com a tesoura, remover os excessos com cera de depilar e finalizar com a pinça.

Nenhum comentário