-- inicio ---

Como Lavar Roupas de Seda, Malha, Lã e Veludo – Como Lavar Tecidos

Como Lavar Roupas de Seda, Malha, Lã e Veludo 

Para que sua roupa fique sempre com jeito de nova, tenha vida útil longa a dica é lavar corretamente. Colocar tudo na máquina de lavar sem critério é uma forma de destruir peças de roupas delicadas e lindas na primeira lavada.
A dica inicial é olhar sempre as orientações da etiqueta e seguir à risca, muitos tecidos não podem ser lavados com imersão em água e precisam de um tratamento especial, uma limpeza à seco.
Roupas coloridas podem soltar tinta, elas precisam ser lavadas separadas e com sal na água para fixar a cor.
Roupas de lã feitas à mão não podem ser penduradas, não podem ser lavadas na máquina entre outros cuidados que vamos falar abaixo. Confira aqui no Essaseoutras como lavar roupas de seda, de malha, de lã, veludo e manter estas peças do vestuário ou acessórios sempre novas e prontas para uso.

Como Lavar Roupas corretamente

Como lavar roupa de seda

Tão fina e delicada a seda precisa de um cuidado especial e a melhor forma de manter ela linda é lavar separado, sozinha sem esfregar muito, somente massageando o tecido e as possíveis manchas ou sujeiras.
Siga as orientações da etiqueta, e lave separado, com sabão líquido diluído na água antes de colocar a peça de roupa.
Verifique se o tecido solta tinta e caso solte, colocar sal na água para fixar a cor, lavar separado e secar na sombra.
Retire toda a espuma com água limpa, seque com uma toalha de banho limpa apertando para sair o excesso de água e em seguida coloque sobre uma toalha de banho seca na horizontal sobre uma cadeira por exemplo.
No caso de poder lavar a seda na máquina de lavar, coloque a roupa em uma fronha ou saco especial para lavagem e lave sozinha ou com outras peças de seda no modo delicado.

Como lavar seda com removedor

Outra forma de lavar seda pura é usar removedor sem cheiro puro como se fosse água, mergulhar a blusa, esfregar com as mãos muito delicadamente as partes mais sujas ou com manchas, debaixo dos braços, colarinho.
Espremer sem torcer para retirar o excesso do removedor, secar com uma toalha de banho seca e limpa.
Secar na sombra esticada sem pendurar.

Como Lavar Malha e Lã

Caso a peça possa ser lavada com imersão em água, o procedimento é lavar separado, nunca na máquina de lavar.
Fazer uma água com sabão líquido e mergulhar a peça de malha ou lã, esfregar delicadamente os lugares mais sujos, massagear a roupa dentro da água com sabão e em seguida repassar em água limpa.
NÃO torcer, deixar escorrer o máximo da água e retirar o máximo possível da água com uma toalha de banho seca. Secar na sombra e na horizontal sobre uma toalha seca.

Como lavar roupas de lã ou malhas com álcool

Embebedar a peça no álcool, esfregar a sujeira e secar em seguida. O álcool e o removedor SEM cheiro evaporam e não deixam cheiro.

Como lavar veludo

Antes de lavar o veludo, uma boa dica é escovar a peça com escova bem macia para retirar possíveis mofo, poeira e depois lavar em água se a peça permitir.
Os veludos antigos, de algodão são simples de lavar, basta lavar separado, evitar máquina de lavar e secadora que pode encolher o veludo.
Verificar se o veludo solta tinta e caso sim, coloque sal na água da lavagem junto com o sabão líquido e depois mergulhe a peça a ser lavada.
NÃO deixar de molho, esfregar delicadamente assim que colocada na água com sabão.
Repassar em água limpa até sair toda a espuma.
Usar amaciante diluído na água antes de colocar a peça de veludo.
Dar uma leve centrifugada sozinha na máquina de lavar e estender em seguida pelo avesso na sombra e num lugar ventilado.
No caso de outros tipos de veludo ou veludo alemão NÃO usar secadora e lavar conforme as instruções da etiqueta.
teste

Nenhum comentário