-- inicio ---

Como Tirar Bolor de Couro ou Napa – Blusa de Napa com Bolor ou Mofo?

Como Tirar Bolor de Couro ou Napa 

Na etiqueta está escrito couro laser, uma blusa linda toda recortada em flores e bordados que ficou dentro do guarda-roupa as estações do ano mais quentes, e quando chegou o inverno, qual foi a surpresa, ela estava toda manchada de branco, de bolor.

Como tirar bolor ou mofo?

Na dúvida sobre o que estava acontecendo com a blusa preta, descobri após pesquisas na internet se tratava de bolor, já que bolor e mofo são coisas distintas, apesar de ser ataque de fungos.
O mofo é um tipo de fungo que corrói o material que ataca, já o bolor apenas mancha o material, devendo ser removido e tudo volta ao normal.

Como tirar bolor ou mofo de couro ou napa

No couro ou material sintético, napa, o bolor costuma atacar, principalmente se a peça de roupa ou acessório estiver muito tempo guardada num lugar úmido, sem ventilação e sem o calor do sol.
Nada mais desagradável do que precisar de uma roupa e descobrir que ela está atacada por fungos, sem mencionar o mal que eles podem fazer para nossa saúde como as reações alérgicas.

Como mostra a foto desta matéria, esta blusa ficou atacada por fungos, uma camada cinzenta que formavam manchas de formas variadas nas frentes, costas e parte das mangas da blusa que não tinha sido usada ainda.
Para quem não quer se arriscar ou não tem tempo para cuidar da blusa infectada, a dica é mandar para uma lavanderia de sua confiança que vai se encarregar de fazer o trabalho de limpeza e conservação do produto.

Tirando o bolor ou mofo do couro

Se a opção for limpar a peça, a orientação é usar vinagre branco e um pano limpo seco sobre as manchas, retirar o excesso com um pano úmido limpo e em seguida hidratar a peça de couro com vaselina líquida, óleo de amêndoas ou hidratando corporal.
Em caso de peças forradas, após retirar todas as manchas, lavar a peça a seco ou conforme as instruções da etiqueta.
NÃO secar ao sol.

Cuidados para evitar o bolor e o mofo

Guardar a roupa limpa.
Evitar embalagem plástica na roupa que causa umidade.
Manter as peças em um lugar ventilado ou arejado.
Colocar dentro do armário pedaços de giz para absorver a umidade.
Retirar as peças de roupas ou acessórios para arejar a cada três meses e lugares mais úmidos em a cada seis meses em lugares mais quentes.
Em casas que tem quarto ou closed em paredes que não batem sol e úmidas a tendência de se formar bolor e mofo nas roupas, sapatos e acessórios é muito grande.
A orientação é manter a ventilação do ambiente, deixar a porta do guarda-roupas e armários aberta algumas horas por dia, além dos cuidados já citados acima como retirar as peças a cada três meses.

Nenhum comentário