-- inicio ---

Como Tirar Cheiro de Mofo do Veludo Lavar Roupas de Veludo, Secadora

Como Tirar Cheiro de Mofo do Veludo 

Antigamente o veludo era conhecido como um tecido grosso com um dos lados aveludado, macio ao toque e o outro lado de algodão, um tecido firme, forte e grosso e dos tipos liso ou cotelê todo listradinho. Hoje temos muitas variedades de veludo que podem ser sintético, molhado, alemão, estampado, liso com ou sem brilho e as formas de lavar podem ser diferentes.
O veludo alemão por exemplo, não deve ser lavado com água e a melhor forma de saber como lavar uma peça de veludo é vendo as instruções da etiqueta.

Minha experiência com veludo

Tudo começou com uma colcha de veludo do meu enxoval que tenho a mais de 34 anos na embalagem e sem uso. Quando fui presentear minha filha com a colcha na época do seu casamento, percebi que os anos a deixou com cheiro forte de guardada, apesar de estar embalada em um saco plástico com ventilação.
Como tirar cheiro de mofo do veludo?Após várias pesquisas em sites especializados no assunto descobri que veludo antigo de algodão é simples de cuidar e apesar das variedades do veludo moderno, a dica é seguir a orientação do fabricante da peça na etiqueta.
A minha colcha foi lavada no tanque em imersão com sabão líquido, onde dei umas mexidas nela dentro da água para tirar o cheiro e possível poeira, já que ela nunca tinha sido usada e não tinha manchas ou sujeira visível.
Após cinco a dez minutos na água com sabão e sal para fixar a cor, deixei escorrer a água do tanque, repassei até sair toda a espuma do sabão e em seguida coloquei água limpa e amaciante.
Esperei agir por uns cinco minutos, esperei escorrer o máximo de água possível e depois coloquei na máquina de lavar para centrifugar um pouco, não no ciclo total da centrifugação, tendo o cuidado de deixar o lado aveludado da colcha para dentro, enrolando-a levemente.
Estendi no varal em seguida para evitar que marcasse o veludo, num lugar sem sol e ventilado. Com as mãos alisei o veludo para manter as fibras do mesmo lado e retirar qualquer pelinho que possa ter fixado nela.
O resultado foi ótimo, a colcha de veludo ficou perfumada e linda!!!

Como guardar peças de veludo

Uma colcha de veludo, um casaco, um vestido, um blazer de veludo, uma bolsa, etc, são peças que precisam de cuidados e devem ser guardadas em lugar protegido de umidade para evitar mofo e cheiro de mofo.

Como tirar cheiro de mofo de veludo

O bom e velho vinagre ajuda eliminar o mofo e o cheiro de mofo e a dica é usar uma escovinha macia para limpar primeiro o mofo e depois com um pano limpo passar o vinagre na peça sem molhar o veludo, só umedecendo com o vinagre.
No caso de peças de veludo que possam ser lavadas com água, a dica é usar sabão liquido sem deixar de molho, enxaguar bem e colocar amaciante na última água.
Centrifugar a peça sozinha no caso do veludo cotelê ou liso de algodão sem deixar secar demais e secar na sombra em dias quentes para que seque mais rápido.
O veludo manchado ou sintético pode centrifugar, lembrando de sempre olhar as instruções da etiqueta.
Passar do lado do avesso.

Como tirar manchas do veludo

A melhor forma de limpar manchas do veludo é usar uma escova macia ou pano limpo que não solta pêlo com álcool.
Para limpar manchas de veludo em sofás por exemplo, a dica é fazer uma mistura com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio com suco de 1 limão, misturar bem e usar a espuma para limpar a mancha com uma escova de dente macia, sem molhar demais.
Detergente neutro com água também ajuda tirar mancha de veludo, a dica é misturar 1 colher de sopa de detergente neutro com 1 xícara de chá de água e com a espuma limpar a mancha delicadamente. Em seguida retirar o excesso da espuma com um pano seco e limpo e deixar secar por 24 horas antes de usar.
Não esfregar demais e com força, limpar de leve somente para tirar a sujeira.
NÃO usar secadora no veludo, ela pode encolher a peça.
Em caso de dúvidas a orientação é lavar a seco na lavanderia.
teste

Nenhum comentário