-- inicio ---

Mesa de Frios: Veja Modelos para Decorar a sua Festa

A mesa de frios é uma opção prática e muito saborosa servida como entrada em festas ou mesmo como prato principal em pequenas confraternizações com a família e os amigos. E ao contrário do que você pode pensar, a mesa de frios nem sempre é composta apenas de queijos e salames, há outras delícias que podem ser acrescentadas à ela e nós vamos te mostrar aqui. Por isso, confira esse post até o final para aprender como montar uma mesa de frios.

1. Saiba como montar uma mesa de frios deliciosa


Onde servir uma mesa de frios

A mesa de frios pode ser servida tanto como entrada em uma festa de aniversário ou casamento quanto em uma pequena confraternização com amigos, afinal, ela é uma opção prática, rápida e que agrada a maioria das pessoas
A mesa de frios simples costuma ser elaborada apenas com alguns queijos e embutidos, porém, isso não é uma regra, afinal a mesa de frios para festa também pode vir acompanhada de pães, salgados leves, mini sanduíches, patês e também frutas como figos, uvas e morangos.


2. A mesa de frios simples costumam ser servidas apenas com queijos e alguns embutidos – Foto: Feverup

Decoração de festa com mesa de frios

A mesa de frios para casamento é geralmente servida como entrada, porém, também é interessante utilizar uma grande mesa de frios para casamento em uma área separada da festa, pois assim, os convidados podem aproveitar e comer os frios, frutas, pães e patês durante todo o período da comemoração.
Se esse for o seu caso, é importante pensar em uma decoração bem bonita para a mesa de frios para casamento utilizando louças que combinem com o restante da decoração e também arranjos de flores e folhagens assim como foi feita na mesa de frios para casamento rústico na foto abaixo.
3. Detalhes rústicos na mesa de frios para casamento é deixa o ambiente ainda mais charmoso – Foto: Assetproject
Outra ideia de como servir mesa de frios para festa é deixando uma tábua em todas as mesas de convidados, assim, eles não precisam ficar levantando para ir até a mesa de frios e podem aproveitar os quitutes com mais conforto, nesse caso, é possível utilizar uma tábua de frios no centro da mesa ou mesmo tábuas menores para cada convidado assim como na mesa de frios para festa na foto abaixo.

4. Decoração com mesa de frios para festa com tábua individual para cada convidado – Foto: Pinterest

O que servir em uma mesa de frios

A mesa de frios simples ou mesmo as mais elaboradas com patês e frutas precisam ser planejadas com antecedência para que seja possível escolher os melhores acompanhamentos como vinhos, frutas, geléias, patês e pães.
Como você pode imaginar existe uma variedade bem grande de produtos para mesa de frios e frutas os mais comuns como queijo mussarela, salames e azeitonas praticamente sempre são usados na mesa de frios simples, porém, outros costumam ser menos comuns na mesa de frio simples, porém, são muito utilizados na mesa de frios para festa, por exemplo, afinal, é uma ocasião especial, além de provavelmente ter mais convidados para aproveitar essas delícias.

5. Saiba o que colocar em sua tábuas de frios
A seguir confira uma lista de quais produtos que você pode e deve utilizar para elaborar uma bonita e deliciosa mesa de frios.

1. Embutidos

Mortadela
Presunto
Salame
Peito de peru
Lombo
Rosbife
Parma
Linguiça
Salsicha
Kafta

2. Queijos

Mussarela
Parmesão
Gorgonzola 
Brie
Cheddar
Gouda
Provolone
Roquefort
Prato
Camembert
Edam
Emmenthal
Maasdam
Feta

3. Acompanhamentos

  • Torradas
    Pães
    Bolachas
    Azeitonas
    Palmito
    Patês
    Molhos
    Ovos
    Geléias
    Frutas frescas
    Frutas secas
    Guacamole
    Homus
    Coalhada seca
    Mel
    Oleaginosas
    Legumes como cenouras, pepinos, tomates e aspargos

6. Decoração de festa com mesa de frios e frutas em base de madeira – Foto: Pinterest

Como montar uma mesa de frios

Agora que você já sabe bem quais são os itens que podem ser utilizados na composição da mesa de frios e frutas chegou a hora de aprender como montar uma mesa de frios para garantir uma bonita decoração para a sua festa ou confraternização, além de servir comidas gostosas para os seus convidados. Por isso, confira a seguir as dicas de como montar uma mesa de frios.

7. Como montar uma mesa de frios e caprichar na decoração de sua mesa – Foto: Pinosy

Planeje a decoração

Para uma mesa de frios simples ou mesmo uma mesa de frios e frutas para decoração de uma festa de casamento, é sempre necessário pensar nos detalhes da decoração, afinal eles podem fazer toda a diferença no resultado final, por isso, escolha uma tábua de frio bem bonita para servir os alimentos, além de utilizar pratos, taças e pegadores que combinem com o estilo de decoração escolhido para a ocasião.

Separe os alimentos

É muito importante separar os alimentos por afinidade, como queijos com queijos, frutas com frutas, embutidos com embutidos e assim por diante, lembrando sempre de deixar os embutidos e queijos no centro da mesa, afinal, eles são a atração principal.

Corte algumas fatias

Quando for montar a sua mesa de frios e frutas lembre-se de deixar algumas fatias de queijos e embutidos já cortadas, porque facilita no começo da festa e também ajuda a deixar a decoração mais bonita.

Organize os talheres

Uma dica bem importante para quando for montar a mesa de frios é lembrar de deixar as facas com serras próximas aos queijos mais duros e as facas sem serra próximas aos queijos mais macios e também das geléias, patês, manteiga entre outros acompanhamentos que você optou por deixar na sua mesa de frios e frutas.

Espelhe frutas pela tábua

As frutas podem ser partidas ao meio ou em pedaços e serem distribuídas ao longo da tábua de frios, mas lembre-se de deixar palitos para aperitivos para facilitar na hora de pegar as frutas.

Veja nossa galeria com mais ideias para decoração de mesa de frios



Nenhum comentário