-- inicio ---

Tortano Pão de Linguiça Calabresa (Pizzaria Bráz)


Você conhece a  pizzaria Bráz?   Bráz é sinonimo de pizza boa em São Paulo, amo de paixão!! Costumo ir sempre!  De verdade, vou mais  para  comer o pão de calabresa, o famoso tortano deles é incrível, tem uma camada crocante por fora,  gostinho de azeite na massa, calabresa sequinha, juro uma sacanagem!

Foi aí que eu pensei, preciso dessa receita e sai igual uma louca fazendo pães e mais pães de calabresa, testando  receitas famosas mas nenhuma chegava aos pés da Bráz, umas ressecadas, outras fofas demais…
Particularmente não gosto muito de fazer pães, pois sempre acho que o resultado dos caseiros, nunca é igual aos comprados prontos.
Mas com esta receita,  deste pão, eu paguei a minha lingua, pois além de super fácil fazer, ficou espetacular!
Super aprovado!    Apesar da falta do forno a lenha, fica muito muito parecido, senão IGUAL!   É sério, tem o gostinho do azeite na massa, casquinha crocante, calabresa torradinha e aquele sabor de pizza, sim porque o segredinho  aqui é que a massa é de pizza e não massa de pão!
Os tortanos são feitos  com a mesma massa suave das pizzas, é um pão com massa de pizza!  E isso faz toda a diferença entre este pão e todos os outros pães de calabresa!
Utensílios:
  • Forma para pão
  • Pau de macarrão para abrir a massa
  • Vasilha grande para preparar a massa
  • Tábua de cozinha
  • Faca de cozinha
  • Pano de cozinha e pratos para dispor os ingredientes
INGREDIENTES:
  • 60 gramas de fermento biológico fresco
  • 50 ml de azeite de oliva extravirgem
  • 1 colher de sopa açúcar
  • 1 gema de ovo
  • 1,25 kg de farinha de trigo
  • 650 ml água mineral em temperatura ambiente
  • 2 colheres de sopa sal
  • 200 gramas de calabresa em fatias finas
  • 200 gramas de calabresa fresca finas.
  • 1 pitada de orégano à gosto
  • Azeite de oliva para untar a assadeira

COMO FAZER:
  1. RECHEIO:O recheio leva dois tipos de linguiça:   Calabresa fresca e Calabresa defumada
  2. Eu amo lingüiça fresca,  e a mistura ficou incrível mesmo porque a fresca é mais suculenta e a seca mais saborosa isso deixou o pão deliciosamente recheado!
  3. Para fatiar a linguiça fresca, uma ótima dica é colocar uns 2 minutos no micro ondas assim elas ficam  mais firminhas e você consegue fatiar sem desmanchar.
  4. Após 2 min no micro, fatie as lingüiças da maneira que preferir desde que  fiquem o  mais finas que você conseguir.
  5. Numa frigideira aquecida, coloque 3 colheres de azeite e acrescente as lingüiças para fritar. Elas devem ficar bem fritinhas.
  6. Já deu água na boca?   Eu to salivando … Reserve
  7. MASSA:Coloque 60 gramas de fermento biológico fresco  e 1 colher de sopa açúcar, numa tigela e misture até virar um creme.

  1. Junte 50 ml de azeite de oliva extravirgem  e 2 colheres de sopa rasa de  sal
  2. Adicione 650 ml água mineral em temperatura ambiente e Incorpore a farinha aos poucos, mexendo com uma das mãos.
  3. São necessários de 10 minutos para incorporar toda a farinha. No começo, a mistura é líquida, porém vai engrossando aos poucos.
  4. Com a massa grudando na mão, tá parecendo que não absorverá tanta farinha  Insista pois é só aparência!
  5. Pode parecer trabalhoso, mas é bem fácil!
  6. Continue trabalhando com a ponta dos dedos até a massa começar a se soltar da mão. Depois, siga usando as mãos até conseguir uma massa homogênea e lisa. Sem sová-la, amasse-a com delicadeza com a base das mãos, pois aí  está o segredinho de um bom pão CARINHO.
  7. A massa terá atingido seu ponto quando estiver lisa. Neste momento, coloque-a em uma tigela, cubra-a com um pano e deixe-a descansar durante duas horas ou até que dobre de tamanho.  Este tempo vai depender do temperatura do dia. Como estava frio, eu coloquei  a massa para tomar o solzinho que entrava pela janela, assim  ela cresceu rapidinho,  procure deixá-la descansando no lugar mais quentinho da casa e que não vente, por 2 horas ou até dobrar de tamanho
  8. Corte a massa em 3 partes com a faca, assim  ficará mais fácil de separar nossos discos para montar nosso pão.
  9. Faça 3 bolas mais ou menos iguais uma da outra e deixe cada uma delas descansar por  mais meia hora.
  10. Passe um pouquinho de farinha aonde você vai trabalhar com a massa, e com os dedos abra o máximo que você conseguir.
  11. Depois com ajuda do rolo abra bastante, como se estivesse fazendo uma pizza, abra os discos o mais fininho que você conseguir.
  12. Sobre o primeiro disco,  distribua as lingüiças douradinhas. Procure distribuir o recheio  igualmente, nos 3 discos
  13. Disponha todas as  fatias de linguiça sobre os 3  discos.   Polvilhe uma pitada de orégano sobre cada disco.  Enrole como um rocambole. Super fácil, de enrolar é pá pum

Distribua nas formas, eu usei uma redonda e outra forma tipo pão inglês

  1. Eles nem estavam assados e eu já estava  apaixonada,  mas fala sério tem como não ficar?  Pincele  uma gema de ovo sobre os pães, para eles ficarem douradinhos, após assados.
  2. Leve ao forno médio (180° c) e deixe o pão assar até crescer e ficar bem dourado. Neste momento, já esta pronto,  pode retirar.
Eu já tinha feito outros pães, mas nenhum chega aos pés deste aqui! Acho que o fato de ter azeite na massa dá aquele saborzinho todo especial, sabe a gente sente o gostinho.

Nenhum comentário