-- inicio ---

Benefícios do Chá de Folhas da Pitanga – Como Fazer Chá Pitangueira

Benefícios do Chá de Folhas da Pitanga 

A pitanga é uma frutinha linda e saborosa, rica em nutrientes e benefícios para a saúde, o mesmo acontece com as folhas da fruta sendo indicadas para fazer um saboroso chá de folhas da pitanga com efeito terapêutico confirmado por estudo feito com pacientes do SUS de Valinhos, interior de São Paulo.
O estudo mostrou que as folhas da pitanga e as folhas da goiaba tem ação cicatrizante, acelerando o fechamento de ferimentos em geral ou em pessoas diabéticas.

Benefícios e nutrientes do chá de folhas da pitanga

De origem brasileira, a pitangueira é comum e atrai insetos e abelhas na floração. A pitanga é rica em nutrientes, vitaminas A, do complexo B, C, minerais como ferro, cálcio, fósforo e magnésio, substâncias antioxidantes, flavonoides, taninos.
Com ação antioxidante, o chá das folhas da pitanga ajuda prevenir o envelhecimento precoce, combate a pressão alta, diabetes, problemas estomacais, previne doenças do coração, infecção intestinal, câncer.
O chá das folhas de pitanga tem ainda ação calmante, diurética, microbiana, anti-inflamatória e cicatrizante, o tanino encontrado nas folhas da pitangueira é cicatrizante e microbiano e o flavonoide é considerado um anti-inflamatório natural.
No controle da ansiedade, no combate de vermes, como expectorante para tratar tosses e até a bronquite. Aliada em dietas para emagrecer, melhora a pele e o cabelo.

Como fazer chá de folhas da pitanga

Para beber o chá é feito com 3 colheres de sopa de folhas da pitangueira para 1 litro de água em infusão, ou seja, assim que levantar fervura desligar o fogo, abafar por 10 minutos antes de servir.

Chá para ferimentos

O recomendado para banhar ferimentos é usar 10 folhas de goiabeira com folhas de pitangueira, ferver por 10 minutos e lavar o ferimento.

Nenhum comentário

teste