-- inicio ---

Chá de Tomilho – Como Fazer, Indicações e Contraindicações

Chá de Tomilho 

Tomilho é uma erva aromática, cujo nome tem origem do grego “thymus” que significa coragem, a erva da sabedoria e da força. Planta da família das Lamiaceae que tem ação medicinal na forma de chá de tomilho e é muito usada na culinária.
O tomilho (Thymus vulgaris L.) faz parte das “Ervas de Provence”, é muito usado em molhos, marinadas, ensopados, azeites, manteigas, massas, como terapêutico e em vasos decorativos.  

Nutrientes do tomilho

O tomilho tem vitamina A, C, minerais como cálcio, ferro, magnésio e potássio. Nele encontramos ainda óleos essenciais, timol, flavonoides, polifenóis.

Os benefícios do chá de tomilho

Para combater o excesso de açúcar e gordura no sangue a infusão de tomilho é indicada. Ele pode ser usado ainda em forma de decocto, xarope, extrato e tintura.
Com ação estimulante, bactericida, antioxidante, cicatrizante, vermífugo, digestivo, estimulante, o chá feito com tomilho combate ainda gases é expectorante, combate afecções da garganta, da boca, gengiva, ajuda no tratamento da amigdalite, faringite, laringite, como antisséptico bucal.
Estudos feitos na Universidade  de Maryland mostrou o efeito do tomilho contra problemas respiratórios como bronquite, asma e tosse, seu efeito expectorante foi comprovado através de pesquisas.
O chá de tomilho é indicado ainda em gripes e resfriados e por ser estimulante no combate da depressão.

Como fazer chá de tomilho

Medir uma colher de sopa das folhas ou flores de tomilho e colocar em 1 xícara de chá de água fervente. Tampe, espere 10 minutos e beba em seguida. Beber de duas a três xícaras de chá ao dia.

Contraindicação do tomilho

Chás ou outros preparos feitos com tomilho devem ser evitados por mulheres grávidas por provocar a menstruação.
Crianças menores de dois anos e mulheres que amamentam devem evitar o chá feito com tomilho.
Pessoas com hipertireoidismo e úlceras estomacais devem evitar tomilho.

Nenhum comentário

teste