-- inicio ---

Como armazenar cebola corretamente


8 Dicas para armazenar cebola

Você já deve saber que esse legume é um alimento muito sensível e precisa ser guardado corretamente. O ato de armazenar cebola no local adequado é excelente para manter as suas propriedades nutricionais e até mesmo de sabor e aroma, de modo que essa raiz consiga ser apreciada de maneira correta, sem interferência externa. A cebola é rica em ferro, potássio, fósforo, vitamina C e do complexo B, sendo bastante útil na culinária.

1. Não guarde na geladeira

Essa é uma dica bastante importante, já que, quando esse legume é mantido em refrigeração, ele possui os seus amidos convertidos em açúcares simples, assim como ocorre com as batatas, por conta das condições de temperatura e umidade.
Portanto, elas tendem a amolecer e ficar murchas mais rapidamente, o que influencia em seu sabor e textura. Além disso, as cebolas conseguem deixar a sua geladeira com um cheiro forte e desagradável que atinge todas as comidas.

2. Não armazene em sacos

Já viu alguma pessoa que tenha guardado cebolas em sacos fechados? Saiba que essa pessoa está cometendo um erro tão ruim quanto o de guardar esses legumes em geladeira.
Isso se deve ao fato que, por não haver circulação de ar, essas cebolas acabarão sofrendo novamente com a conversão do amido e ficarão murchas mais rapidamente. É essencial que haja ventilação adequada para guardá-la. Além disso, esse local armazena calor e gera um abafamento que propiciará a formação de brotos.

3. Mantenha longe das batatas

O contato entre as cebolas e as batatas durante o processo de armazenamento é extremamente negativo, já que a batata libera um teor elevado de gás etileno no ambiente em que ela é guardada. Portanto, a recomendação é que não se junte os dois componentes, já que a liberação do etileno acelera o processo de apodrecimento da cebola.
Esse gás é o hormônio responsável pelo crescimento das plantas e até mesmo para o amadurecimento de seus frutos, sendo utilizado até mesmo para amadurecer precocemente mangas verdes exportadas para locais mais distantes, como o Japão.

4. Utilize a rede tradicional

Sabe aquela redinha em que algumas das cebolas já vêm inseridas no supermercado? Acontece que ela é importante para que se guarde esse legume, sem que ele apodreça. Isso se deve ao fato de essas redinhas permitirem que o ar circule, o que evita o amadurecimento precoce dessa raiz.
Além disso, ela é muito prática e pode ser colocada em uma fruteira, armário ou algum outro lugar escuro que não seja nem muito quente, nem muito frio.

5. No congelador

Pode parecer estranho que não se possa armazenar cebola na geladeira, mas que seja normal guardá-la no congelador. A diferença aqui é que se deve ralar – ou cortar em pedaços pequenos – a cebola. Guarde em recipientes de preferência de vidro e congele.
Quando for usar, bastar tirar direto do congelador para a panela. É prático para usar e sopas e refogados em geral, por exemplo, e você não corre o risco de deixar faltar sempre que precisar.

6. Azeite com sal

Depois de cortada, a cebola apodrece mais rapidamente, mas são diversas as situações em que sobra uma parte desse legume para ser consumida depois. Para que ela seja preservada por mais tempo, durando em média três dias, recomenda-se que se mergulhe essa raiz em azeite e sal, componentes importantes para a preservação do alimento e que se armazene em um recipiente fechado.

7. Armazene as mais fortes

Sabe aquelas cebolas fortes que fazem você chorar na hora de cortar? Saiba que esse é o tipo ideal desse legume para guardar durante um período maior, já que elas possuem compostos sulfurosos que promovem maior conservação desse vegetal. As suaves não possuem esse mecanismo de modo tão eficiente, já que possuem menor quantidade de enxofre.

8. Evite locais muito quentes

Assim como a geladeira é ruim para a cebola, por ser muito fria e acelerar o seu apodrecimento, locais quentes também não são recomendados. Afinal, esse legume deve ser conservado em locais escuros com temperatura ambiente, mas que não seja muito quente como perto do motor da geladeira, para que não comecem a nascer brotos em sua superfície.

Nenhum comentário

teste