-- inicio ---

Essa Planta Cura Ansiedade, Gota e Reumatismo

A arruda serve para fortalecer os vasos sanguíneos, sendo ótima no tratamento de varizes. Além disso, é um poderoso inseticida e vermifugo, combatendo piolhos, pulgas, sarna e vermes. Ajuda ainda a tratar dores reumáticas, aumenta a menstruação, dor de cabeça, úlceras, auxilia no tratamento de cistos.
As propriedades da arruda incluem sua ação analgésica, antiasmática, antiepilética, anti-inflamatória, antirreumática, calmante, febrífuga, vermifuga e fortificante.

A Arruda é uma planta medicinal, conhecida popularmente por espantar o mau olhado, que tem efeito sob os vasos sanguíneos, cistos e pode ser utilizada como inseticida.
O seu nome científico é Ruta graveolens e pode ser comprada facilmente em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.

Alívio da Ansiedade

O óleo essencial da arruda é composto por substâncias chamadas de undecanona, metilnonilcetona e metiletilcetona. Elas oferecem propriedades calmantes ao serem aspiradas, que podem auxiliar a diminuir os níveis de ansiedade.

Normalização do Ciclo Menstrual

A arruda pode contribuir neste sentido por estar associada ao efeito de estimular a menstruação. Entretanto, cheque com seu médico antes de utilizar o chá para estes benefícios.

Qualidade do Sono

Para quem fica “aceso” durante a noite e não consegue dormir, dificultando seu descanso e sua recuperação de energia para executar as tarefas do dia seguinte, o chá de arruda também pode ajudar.
Como vimos no tópico 3, ele possui propriedades calmantes, que podem diminuir a agitação na hora de dormir e tornar mais fácil a tarefa de pegar no sono.

Gota e Reumatismo (ameniza sintomas)

Não, o chá de arruda não cura essas doenças. Entretanto, a planta utilizada no preparo da bebida ajuda a amenizar as dores provenientes dos sintomas físicos da gota e do reumatismo.

Como Consumir

Não beba chás, sucos ou qualquer outro alimento com a arruda, pois em excesso há risco de vômitos, sonolência, convulsões e fortes hemorragias. O consumo da arruda só pode ser feito após a orientação médica ou de um nutricionista. Após essas orientações a planta costuma ser inalada quando está na forma de óleo ou é passada na pele na forma de pomada.

Nenhum comentário

teste