-- inicio ---

Fertilizante Sólido de Casca de Ovo, Banana e Borra de Café Como Fazer

Fertilizante Sólido com Casca de Ovo, Banana e Borra de Café 

As plantas precisam de nutrientes para se manterem saudáveis e produzindo frutos e flores de boa qualidade. A rega abundante ajuda eliminar os nutrientes da terra, inclusive a chuva, e a planta fica com parte dos nutrientes da terra, sendo necessário a reposição de tempos em tempos com fertilizante sólido ou líquido de preferência natural para um cultivo orgânico.
O fertilizante ou adubo pode ser líquido ou sólido. Cada tipo de vegetal pode variar a necessidade de fertilizante e a mistura de ingredientes do dia a dia como borra de café que descartamos, cascas de ovos muito importante para as plantas e a casca de banana, que também descartamos e podemos reaproveitar diminuindo a quantidade de lixo e dando muita força para os vegetais em vasos, canteiros, jardim ou pomar.

A casca de ovo é fonte de cálcio, a casca de banana fonte de potássio e a borra de café é fonte de nitrogênio, juntos são excelentes para o cultivo de vegetais. Veja como preparar um ótimo fertilizante sólido simples de fazer, econômico, fácil de armazenar e de usar.

Fertilizante sólido

Ingredientes

  • Cascas de banana
  • Cascas de ovos
  • Borra de café

Como preparar

Separe cascas de bananas e deixe secar no sol ou no forno até perder toda a umidade e ficar crocante.
Lave as cascas de ovos e deixe secar bem.
Em um recipiente misture as cascas de bananas secas e trituradas, as cascas de ovos limpas, secas e trituradas e a borra de café tudo em partes iguais.
Misture bem e fertilize suas plantas com pequenas porções como 1 colher de sopa para um vaso de 30 cm de diâmetro a cada 1 mês.
Para fazer compostagem orgânica e usar em quantidade maior, misture bem as cascas de ovos e de bananas trituradas levemente, ou seja, deixando em pedaços maiores com a borra de café sempre em partes iguais, umedeça um pouco sempre que necessário e deixe curtir por em média 6 meses.
Este fertilizante ou composto orgânico pode ser usado em partes iguais para plantar hortaliças e flores, colocando metade de terra e metade da compostagem com borra de café, cascas de ovos e cascas de banana.
Uma ótima forma de economizar na fertilização e preparação do solo para o plantio e de reaproveitamento das cascas e da borra de café que na maioria das casas tem grande acúmulo.

Nenhum comentário

teste