-- inicio ---

Saiba como preparar carnes, legumes e frutas na brasa do Mais você de hoje, Ana Maria Braga



Chef Marcos Livi participou do Super Chef Celebridades 2019. O renomado especialista em assados e da culinária da região sul deu uma aula sobre como preparar carnes, legumes e frutas na brasa e deixar os alimentos mais suculentos. Para ajudar você, separamos alguns truques, dicas e segredos.

Confira as dicas 👇👇👇👇

📌Uso do sal: colocar sal somente quando colocar as carnes para assar, já na grelha ou depois de selar.
📌Tempero: temperar com sal e azeite os legumes crus antes de colocar na grelha.
📌Choripán (sanduíche de pão com linguiça): pode substituir o pão por batata doce assada na grelha.

📌Para defumar a burrata: coloque em um prato redondo a palha de coco, folhas de louro e 1 pedaço de carvão ou madeira em brasa. Coloque a burrata no meio e cubra com um cloche ou tampa ou panela e deixe assim por 3 minutos para que a burrata absorva o sabor da defumação. Sirva com tomatinhos grape ou sweet que foram tostados na churrasqueira (dentro de uma forma com furos) sem tempero. Na hora de servir, tempere os tomatinhos e a burrata com sal, pimenta do reino moída a gosto e azeite.

📌Pimentão recheado: coloque o tomate pelado ou tomate fresco sem pele dentro do pimentão cortado ao meio e sem sementes, rale o queijo dentro do pimentão e por cima coloque 1 ovo cru. Tempere com pimenta e sal a gosto, regue azeite e coloque sobre a grelha da churrasqueira e deixe até que o pimentão fique com a casca um pouco queimada.
📌Molho para acompanhar: coloque uma panela com água no fogo e todas as aparas de carne, ossos e legumes, vá colocando dentro da panela e deixe cozinhando por umas 12 horas, alimentando este caldo com água quente. Depois, coe e sirva com o grelhado. Ou você pode usar o seu caldo de carne, só que reduzido.

📌Tutano falso: coloque na grelha o osso com tutano -cortado ao meio- com o tutano para cima e deixe assando por uns 15 minutos. Tire o tutano e reserve para outro uso. Asse uma berinjela, tire a casca e use-a para rechear o osso do tutano vazio. Leve novamente para a grelha da churrasqueira e sirva quente.

📌Para fazer as frutas na churrasqueira: coloque sal grosso forrando uma assadeira e as frutas inteiras (pera, maçã banana, ameixa) e deixe na grelha com a brasa forte por 40 minutos. Depois retire as frutas da grelha despreze a parte queimada das frutas. Descasque as bananas. Pique as frutas e coloque dentro de um frigideira no fogo médio com açúcar e deixe que o açúcar derreta. Depois adicione a canela em pó e vá mexendo para não queimar. Salpique sal grosso a gosto e nata (ou creme de leite fresco). Sirva com sorvete.

📌Para fazer a folha de manjericão frita: passe as folhas grandes de manjericão em uma calda grossa feita com 1 xícara (chá) de açúcar e 1 xícara (chá) de água e deixe secar as folhas separadamente. Depois de secas, frite em óleo quente. Retire com uma escumadeira e deixe esfriar.

Nenhum comentário

teste