-- inicio ---

Skin care para pele seca: Cuidados básicos diários

Recentemente peguei uma matéria sobre skin care para ler e me deparei com a informação que as coreanas fazem seu ritual de beleza diário usando dez produtos e, que isso é o normal por lá, entre as que fazem, claro.  Dez passos é muito passo, concordam? Como sabemos que tudo que chega por aqui sobre beleza já passou pela coreia faz tempo, fiquei pensativa: Será que iremos chegar mesmo aos dez produtos? O que é essencial? Ainda estamos no lavar, tonifica e hidratar ou já passamos por mais etapas rumo às dez? Como todo e qualquer assunto que abordamos aqui no Muito chique, as ideias são lançadas e você escolhe, dentro delas, o que é melhor pra você e o que você pode ou não, adquirir. Entendemos que as pessoas são diferentes e dentro das muitas dicas de hoje, você irá gostar de algumas e de outras não. Vamos em frente!

Skin care para pele seca

No post de hoje vamos falar de produtos e as etapas básicas de cuidados para a pele seca. Venho sentindo minha pele mais ressecada que o normal e tenho feito todos os passos religiosamente e experimentado algumas coisas novas que vale a pena dividir. Os passos diários que podemos fazer em sequência, bem rapidinho enquanto pensamos na vida e colocamos a cabeça em ordem,  são esses aqui: limpeza, tônico, sérum, hidratante para a área dos olhos e do rosto, sempre terminando com filtro solar.

Ordem dos produtos de skin care para pele seca

Se você ainda se enrola na hora da sequência dos produtos para seu ritual de cuidados com a pele do rosto, aqui vai a dica de dermatologista que vai definitivamente te fazer colocá-los na ordem certinha. Sempre comece com os produtos menos espessos, mais aquosos. Depois que você aplica um produto espesso e cremoso, ele sela a camada córnea (camada mais externa da pele), forma uma barreira que impede a absorção de outras fórmulas. Ou seja, se você apenas usa hidratante e filtro solar, vá de hidratante primeiro e sele a sequência com o filtro que sempre é mais espesso.  Pegou?

Skin care para pele seca passo a passo


Passo 1 de Skin care para pele seca: limpeza

Como tínhamos falado das coreanas ali acima, sabe o que elas fazem logo de início no ritual? Uma lavagem dupla do rosto. E pra que serve a lavagem dupla? Primeiro com a remoção da maquiagem já com produto que dissolve a make e o filtro solar,  depois fazem nova lavagem, aí sim com produtos que preparam a pele para os demais que serão aplicados. Os dermatologistas dizem que vale mesmo a pena investir em um produto inicial de limpeza que seja mais oleoso porque o sabonete líquido,  ou gel de limpeza que você usa normalmente, por si só, não dá conta de remover a maquiagem e o filtro de forma completa.
Aqui já começamos entendendo o fator qualidade da Skin care a que nos propomos. A limpeza é uma coisa simples porém, quando a fazemos de forma dupla e com produtos de ação específica para cada uma das etapas, já temos a pele preparada para receber o segundo passo. Que tal essa sugestão? Não é difícil !

Passo 2 de Skin care para pele seca: tônico

O tônico já é nosso conhecidinho de longa data. Bem líquido e se usado logo após a lavagem  (que é a hora correta de aplicar ) deixa o rosto com uma sensação muito agradável. As peles secas nesse momento, se estiverem MUITO machucadas pelo ressecamento, podem sentir uma leve ardência. Isso vem acontecendo comigo nesse inverno, por isso acabei trocando o tônico pela água micelar. Os dois produtos não são similares embora a textura seja.
Não é a mesma coisa que usar o tônico, a água micelar, super popularizada nos últimos tempo, promove limpeza profunda da pele, o que seria o passo 1 do nosso sistema de skin care. O correto é usar um tônico mesmo. As marcas mais acessíveis e populares possuem bons produtos para esse passo. Eu adoro o tônico da Natura da embalagem rosa. Ele é o passo 2 de um sistema de skin care de três produtos, aprovadíssimo pelo resultado e pelo cheirinho.

Passo 3 de Skin care para pele seca:  sérum

O sérum entra nesse momento do nosso ritual. Sua textura é fluída e as moléculas dos agentes são bem pequenas, elas não poderiam, por exemplo, agir se estivesse com filtro solar por baixo. Ou até mesmo não teria nenhuma eficiência sobre a pele suja. Devido a textura e o tamanho dos reagentes a absorção é muito rápida e você mal sente o produto na pele. Se você ainda não possui nenhum, anote na sua listinha de beleza. Eu uso um muito maravilhoso da Vichy  e nunca esqueço de passar por conta da sensação de não estar com nada no rosto mas ter a certeza que o produto está agindo.

Passo 4 de Skin care para pele seca: hidratante

Passou o sérum? Agora é hora do seu creme hidratante do coração. O ideal é que você use o creme do rosto da mesma linha  ( e marca, claro! ) do seu de olhos para que eles não se desencontrem no tratamento. A imensa maioria das linhas têm os dois produtos e não use jamais o de rosto nos olhos.

Passo 5 de Skin care para pele seca: filtro solar

Caso você tenha optado por um creme hidratante já com o filtro solar, pode pular essa etapa. Eu gosto de filtro já com cor porque evito de passar a base de dia. Não preciso de tanta make assim no dia a dia, mas uma uniformizada já me faz me sentir mais bonita ( isso é o que importa, viu? ). Uso o da L’óreal mas já usei de outras marcas como da Natura e o resultado me agrada bastante. Aliado a isso, como ele tem cor e eu vejo melhor o produto, acabo espalhando bem e protegendo todo o rosto.

Passo 6 de Skin care para pele seca: esfoliação

Esse passo é semanal. A esfoliação vai garantir uma pele renovada e sempre pronta a receber os ativos dos seus produtinhos de beleza. Se você opta por peelings com ácido, esqueça a esfoliação e converse com seu dermato sobre isso. Os esfoliantes faciais não são caros, com uns R$30,00 você compra uma quantidade que dá para o ano inteiro, e estão disponíveis em farmácias e supermercados. Boas opções são os da Nívea e Neutrogena.

Skin care para pele seca: ritual que vale a pena

Esses são os passos e a ordem certinha de aplicá-los. Desafie-se por um mês a fazer corretamente, todos os dias, sem esquecer e depois conte aqui pra gente, via comentários, ou Facebook, se a sua pele mudou. Tenho certeza que irei saber de você novamente!

Nenhum comentário

teste