-- inicio ---

Barra de Cortina – Tamanho Certo, Medidas Corretas nas Laterais e Dicas

Barra de Cortina – Tamanho Certo – Medidas 

Hoje vamos falar um pouco sobre o que é certo e o que é errado nas cortinas, qual a medida ideal na barra da cortina, qual espaço que precisa deixar na altura e lados da cortina, dicas para deixar a cortina perfeita, linda completando a decoração da casa.

Dicas e curiosidades sobre cortinas

Na regra geral, a cortina pequena, aquela que fica cobrindo somente a janela é mais indicada para quarto de criança!!! Como toda a regra foi feita para ser quebrada segundo algumas pessoas, se gostar de cortina menor podemos abrir exceção no quarto de adultos ou jovens.

Barra de cortina

Voltando a barra de cortina, qual e o tamanho ideal da dobra da barra, ela deve ser fina ou larga?
O tamanho da barra da cortina vai depender do pé direito da casa que pode variar entre 2,40 m a 3 m ou até ser duplo. Quanto maior o pé direito, mais longa a cortina e maior a barra que pode ir de 10 cm a 50 cm.
Em tecidos finos pode-se fazer a barra invisível, quando faz uma pequena dobra e costura bem na ponta. Neste caso é preciso ter cuidado com tecidos que desfiam facilmente.
Em tecidos grossos a barra de cortina deve ter no mínimo 15 cm.

Altura da barra de cortina

Estamos falando se a cortina deve tocar o chão ou não!! A orientação é de deixar 1 cm entre a cortina e o chão, isso deixa o caimento impecável e não suja a cortina.
Mas existe controvérsias em relação a isso e tem quem ache chique, sofisticado a cortina encostar no chão e ficar até 2 cm mais comprida.
A cortina pode ficar 1 cm acima, pode ficar certinha com o chão e pode ficar com 1 ou 2 cm a mais no comprimento dando uma quebra ao encostar no chão, vai depender do gosto de cada um.

Qual o espaço entre a cortina e o teto

Cortina pequena

No caso da cortina pequena que cobre só a janela, muito usada em quarto infantil ou de jovens, delicada podendo acabamento com babados, a orientação é de deixar a cortina 15 cm acima da janela, 15 a 20 cm de cada lado e 20 a 30 cm abaixo da janela.

Cortina de parede toda

Na cortina grande que cobre a parede toda a orientação é deixar um espaço de 10 a 20 cm entre o varão e o teto incluindo a moldura caso tenha. Quanto maior o pé direito o espaço entre e cortina e o teto pode chegar a 20 cm.
O suporte do varão deve ficar a 15 cm da parede.
A ponteira do varão deve ficar a 5 cm da parede.

Cortina em porta balcão

Na porta balcão a cortina deve ficar 50 cm a mais de cada lado da porta balcão, ficar o varão 10 a 15 cm abaixo do teto e o comprimento 1 cm antes do chão, encostada ou até 2 cm mais comprida.

Várias janelas

Quando o ambiente ou sala por exemplo tem mais de uma janela uma próxima a outra, a orientação é, se a distância entre as janelas for menor do que 40 cm podemos fazer uma cortina só para todas as janelas com abertura central.
Com janelas com espaço entre elas maior do que 40 cm, o correto é fazer cortina individual para cada janela.

Como instalar a cortina

Tipos de acabamentos

Cortina de varão

A cortina pode ser pendurada em varão com:

Ilhós

Muito prática para colocar e tirar, mas o movimento diário pode ser dificultado dependendo do peso da cortina, enroscando ao puxar a cortina.
O ilhós deve ser de boa qualidade evitando soltar com a lavagem e o movimento constante se houver.

Argola

Muito moderna e prática, pode ser de cor e material variados.

Passante de tecido

O passante pode ser de tecido ou crochê no caso da cortina de crochê, é econômico mas pode emperrar ao puxar. A dica é fazer o passante com folga.
A cortina pode ser fixada no varão com tecido inteiriço, onde é feito um espaço para passar o varão. A orientação é deixar folga neste espaço para correr o varão com facilidade, podendo a cortina ser reta ou ter tecido a mais para franzir no próprio varão.

Cortineiro

O cortineiro pode ser de gesso, de madeira ou bandô, feito de tecido e estrutura de madeira.
Para cortineiro a cortina é presa em trilho suíço que é franzido no franzidor de tecido dando o efeito desejado e volumoso.

Cortina com pregas

A cortina com pregas macho, fêmea ou americana, pode ser fixada no varão ou trilho suíço.

Cortina de painel

Feita na maioria das vezes com lona ou tecido grosso.

Persianas

Indicada para pessoas alérgicas ou em ambientes minimalistas.

Porque usar cortina

Os benefícios da cortina em um ambiente são:
 – Conforto e aconchego.
 – Veda a luz solar. Ajuda proteger o feito do sol nos móveis e piso.
 – Dá mais privacidade.
 – Melhora a acústica no ambiente.
A cortina além de decorar tem muitas funções que agregam valor à peça. Ela pode ser requintada ou simples e o importante é ser bem feita e harmonizar com o restante do ambiente.

Nenhum comentário

teste