-- inicio ---

Casca de Berinjela Faz Mal? Berinjela Com ou Sem Casca? Nutrientes e Benefícios

Casca de Berinjela Faz Mal? 

Na dúvida sobre os benefícios ou malefícios da casca da berinjela, buscamos informações sobre sua composição, possíveis benefícios e o que faz mal para a saúde na casca da hortaliça originária da Índia e muito usada na culinária e dietas para emagrecer.
Com a casca da berinjela podemos fazer salada, molhos, pestos, recheios, farinha entre outras receitas. A dúvida é sobre os efeitos toxicológicos que a solanina encontrada na casca do legume pode causar ao ser ingerida.

Nutrientes e benefícios da casca de berinjela

A casca da berinjela é rica em nutrientes e benefícios para a saúde.
Na casca de berinjela temos vitamina A, do complexo B, C, minerais como magnésio, manganês, cobre, cálcio, ferro, fósforo, substância antioxidantes, flavonoides, antocianina, saponina, fibras.

Benefícios da berinjela

Os benefícios da casca e da polpa da berinjela são muitos como:
 – Com ação diurética, a berinjela beneficia os rins, ajuda emagrecer, previne infecções urinárias, ajuda combater a celulite e a retenção de líquido.
 – As fibras da casca e da polpa da berinjela ajudam no funcionamento intestinal, dão saciedade, ajudam emagrecer, combatem o colesterol, previnem doença do coração.
 – Pesquisa feita na Universidade Federal de Santa Catarina mostrou que a dieta equilibrada acrescida de casca de berinjela reduziu os níveis do colesterol ruim.
 – As substâncias antioxidantes encontradas na berinjela previnem o envelhecimento precoce, a ação dos radicais livres, previnem doenças crônicas e age como anti-inflamatório.
 – A saponina é uma substância encontrada na casca da berinjela que age como detergente na gordura, quando entra em contato com a água a casca e a polpa da berinjela liberam a saponina que absorve a gordura. Por isso que a água de berinjela reduz o colesterol e ajuda emagrecer. A orientação é deixar a berinjela de molho na água por 24 horas.
 – O potássio encontrada na berinjela ajuda no controle da pressão arterial, assim como os demais minerais como o cálcio para os ossos, o ferro na anemia e vitaminas.

Casca de Berinjela Faz Mal?

Enfim, vamos falar sobre o efeito da solanina, substância encontrada na casca da berinjela que se for ingerida em excesso pode causar distúrbios gastrointestinais.
A solanina é um glicoalcaloide, uma toxina ou pesticida natural para autodefesa do vegetal que se ingerida crua e em excesso pode causar problemas de saúde.

Como evitar os efeitos da solanina da casca da berinjela

A orientação é que para aniquilar os efeitos negativos da solanina a casca da berinjela deve ser cozida no vapor ou grelhada, evitando frituras e gorduras em excesso que fazem mal para a saúde.

Nenhum comentário

teste