-- inicio ---

Ciclo das sementes para controle hormonal

Os hormônios são substâncias que existem em nosso corpo em doses muito pequenas. Comparados com outros líquidos e secreções ele praticamente não existem, são apenas gotinhas. Mas é como se uma pessoa bem baixinha governasse um país inteiro sem salto alto, o poder e a vontade são imensos. Não sei se você gostou da minha metáfora mas essa é a verdade por trás dos hormônios, eles existem em pequena quantidade física, mas agem em todo corpo e têm funções super diferentes. Fazem, na verdade, a gente ser quem a gente é.

O que o desequilíbrio hormonal causa?

Essas substâncias carregam informações pra lá e pra cá sobre várias funções do nosso corpo, mas são as funções ligadas à reprodução são as  que parecem ter mais impacto na nossa vida.  Volume do fluxo menstrual, quantidade de pelos pelo corpo, ausência de menstruação, dor intensa durante o período menstrual e a temidíssima TPM ( tensão pré-menstrual ), são alguns dos temas que mais relacionamos aos hormônios.  Isso ocorre porque eles afetam a qualidade de vida que temos diretamente. Além das variações bruscas de humor e as alterações relacionadas a dor física e fluxo de sangue, existe outra preocupação bem visível quando falamos de hormônios: a acne. Juntando tudo isso não podemos dizer que estamos sendo incoerentes quando falamos de hormônios resumindo bastante o assunto, não é?

Como regular os hormônios através da alimentação?

O nome dos responsáveis por isso tudo é Estrogênio e Progesterona. Sãos os hormônios sexuais femininos e masculinos,  e suas doses se desajustam com o tempo ou com o estresse. O resultado são todos aqueles sintomas que falamos acima, e muitos outros também. Incomoda demais embora não seja um quadro grave.

Ciclo das sementes, funciona mesmo?

Mas como podemos fazer para minimizar esse impacto que eles têm na nossa vida cotidiana? Existe alguma forma disso acontecer sem danos para o organismo? Sabemos que os hormônios sintéticos são prejudiciais e estão diretamente relacionados à vários tipos de câncer.  A utilização desses deve se dar de forma bem pensada e com acompanhamento médico sempre. Além de ser caro e cheio de riscos, não é prático. Aí entra diretamente o assunto do nosso post de hoje, como fazer o Ciclo das sementes?

Ciclo das sementes é natural?

A vantagem principal, no meu ponto de vista, é que ele é natural. São quatro tipos de sementes, fáceis de encontrar em qualquer loja de produtos naturais e grandes mercados. Sem aditivos químicos, sem produtos farmacêuticos ou hormônios sintéticos. São realmente sementes. E quais são elas? Semente de linhaça, abóbora, girassol e gergelim! Simples assim. O lance nesse caso é a combinação de época do mês, sementes e quantidades. Esse é o segredo do sucesso. E  eu vou contar todo ele para vocês!

Quais são as sementes e como elas agem?

  • Linhaça: Primeiramente vamos falar da famosa  semente de linhaça. Ela  tem alto nível de lignana, que é  um fito hormônio que se liga nos receptores de estrogênio, ajudando na sua regulação.
  • Semente de Abóbora: Já as  sementes de abóbora tem um alto teor de zinco, mineral importante para formação de hormônios.
  • Semente de gergelim: O gergelim, além de também ter um pouco de lignana, é rico em cálcio e tem efeito anti-inflamatório, o que ameniza as dores da cólica.
  • Semente de girassol: Por último e não menos importante temos as  sementes de girassol que são ricas em selênio e ácido linoleico. Auxiliam na manutenção de níveis adequados de progesterona após a ovulação, mantendo a fase lútea do ciclo pelo tempo certinho.
São essas as quatro estrelas do nosso tratamento natural, barato e muito eficiente.

Quem pode fazer o Ciclo de sementes?

O nome do tratamento com sementes é Seed cycling, mas como somos brasileiras vamos chamar pelo nome em português: Ciclo das sementes. Mas se você vir por aí o nome em inglês, saiba que é da mesma coisa que estamos falando.  Outra pergunta comum é quanto a duração dos ciclos e os resultados. Para sentir os resultados, a indicação é fazer pelo menos por três ciclos. Com esse tempo o corpo já responde ao tratamento. Essa é a média entre as mulheres que fizeram. Pode-se fazer continuamente, sem contra indicações. Apenas não é recomendado durante a gestação, justamente por causa do desequilíbrio hormonal diferenciado por conta do bebê. Quem fica de fora também são as pessoas que têm alguma alergia a alguma das sementes do ciclo.

Como fazer o Ciclo de sementes?

Espere o seu Ciclo menstrual começar e use um aplicativo no seu celular para lembrar certinho em que fase está.
Quais são as fases e como fazer o ciclo?

Fase 1 – Fase folicular

Essa fase vai do 1 ao 14 dia do ciclo ( para quem tem ciclo de 28 dias ).
Para acertar a dose hormonal e não sentir tanto os sintomas do ciclo menstrual consuma diariamente :
  • 1 colher de sopa de semente de linhaça
  • 1 colher sopa de semente de abóbora (sem casca)
São sementes ricas em ômega 3.
Porque essas e não as outras? Porque é nessa fase do ciclo que o hormônio predominante é o estrógeno. Porém tanto seu excesso quanto sua falta causam sintomas indesejados na mulher. O aumento no consumo de ômega 3 nesta fase (em adequado balanço com fontes de ômega 6), melhora a saúde das membranas das células, permitindo a melhor sinalização dos hormônios, e reduz a inflamação, reduzindo os sintomas indesejados de TPM.

Fase 2 – Fase lútea

Essa fase vai do 15 ao 28 dia do ciclo ( para quem tem ciclo de 28 dias ).
Aqui estão as novas sementes que você deve consumir diariamente:
  • 1 colher de sopa de semente de girassol (sem casca)
  • 1 colher de sopa de gergelim
São sementes ricas em ômega 6.
Aqui com o consumo dessas sementes vamos estimular e manter a produção natural de progesterona. A progesterona é quem mantém a camada do útero “grossa” para uma possível fecundação. Quando isso não acontece, ela cai e promove a menstruação. Além disso ela é a responsável por regular o humor, memória, ansiedade, inchaço, gasto calórico, tireoide e o excesso de estrógeno.  A progesterona também tem uma função de relaxante muscular, por isso seus níveis adequados reduzem cólicas menstruais e melhoram o funcionamento do intestino. Essa ação combinada dos nutrientes é que faz o resultado eficiente desse tratamento de sintomas.

Como consumir as sementes do Ciclo de sementes?

Nas vitaminas batidas com leite, sucos ou da forma que preferir. As sementes podem ser trituradas e misturadas em saladas, sopas, com aveia. A semente de linhaça pode ficar de molho horas antes (uma colher de sementes com  uma colher de água mineral).Se animou? Que tal experimentar por pelo menos um mês?

Nenhum comentário

teste