-- inicio ---

Como cuidar de fungos, micoses e pés ressecados

Prometo a vocês que esse não será mais um post inútil dizendo que fungos são terríveis e que você deve evitá-los a todo custo porque depois é dificílimo se ver livre deles. Amigas, eu acredito que vocês realmente saibam disso e se procuram a cura para o problema já devem estar com o fungo instalado e querem uma solução, sei que as leitoras tem cuidado e que as vezes procuram a solução para um filho, marido ou para os pais. vamos aprender um pouco sobre o que são os fungos e o que causa o ressecamento dos pés e tentar achar juntas uma solução para esses problemas indesejáveis.

As diferenças entre fungo e micose

Basicamente o fungo é que causa a micose. A micose das unhas é chamada de Oniomicose, um nome bem feio para uma doença mais feia ainda.

Como é o tratamento para Oniomicose?

O tratamento para essa doença geralmente é feito a parti de um exame de pele ou de pedaços de unha. São enviados para o laboratório e o dermatologista analisa o tipo de fungo e escolhe o melhor medicamento para tomar, sim, o remédio em cápsulas é o eleito nesse caso. Algumas vezes para acelerar o processo de matar o fungo é feito também alguma recomendação de passar nos pés algum creme e para as unhas alguma solução em forma de esmalte.

Como saber o fungo que está causando a micose?

Existem, aproximadamente, 100 tipos diferentes de fungos causadores de micoses, essas infecções de pele que podem ser confundidas com alergias ou até com hanseníase. Os fungos alimentam-se de gordura ou queratina e se desenvolvem quando encontram ambiente propício, com umidade e calor, ou quando a imunidade da pessoa está baixa.

Onde fica o fungo que causa a micose?

Uma coisa que eu não sabia e descobri foi que a unha que observamos em estado feio amarelado ou descascando ela JÁ FOI comida pelo fungo, está sem queratina e por isso tem o aspecto de podre. O fungo não está ali naquele pedaço, ele fica grudadinho na pele do dedo comendo a unha nova que nasce. Sabiam dessa? Por isso que é tão difícil de curar, ele está escondido enfiado lá na pele.

Quais os locais mais comuns onde a micose aparece?

As micoses aparecem em locais variados, conforme o tipo de fungo que se desenvolve.Podem aparecer nos pés, o que é mais comum, nas mãos, barba, cabeça e até nas virilhas. As mais comuns e que causam incômodo e estética feia, são as micoses dos pés, as chamadas frieiras, ou pé-de-atleta, que podem, inclusive, ocasionar a entrada de bactérias ao corpo.

Dicas para evitar os fungos

Conheça agora alguns conselhos para se livrar dos fungos:
Sei que eu disse que não falaria sobre prevenção mas essas dicas servem para que após cuidar dos pés com fungos eles não voltem a aparecer nunca mais
1 – MANTENHA OS SEUS PÉS SECOS
Os fungos e bactérias adoram ambientes molhados e suados. Por este motivo é que muitos atletas e desportistas sofrem deste problema, sendo que é frequente a sua transmissão nos ginásios, por exemplo, ou banheiros públicos. Daí que se aconselhe sempre a andar com chinelos, nunca descalço quando for treinar. SEMPRE!
Mantenha os seus pés secos calçando sandálias ou chinelos. Quando sair do chuveiro seque imediatamente os pés com a toalha. Coloque pó de talco para ajudar a secá-los mais rapidamente. Mude de meias freqüentemente e lave-as bem com água quente e detergente ecológico e coloque-as ao sol a secar.
2 – MASSAGEIE AS UNHAS COM VINAGRE
O ideal é fazer isto duas vezes por dia. Basta pegar num simples pano ou pequena toalha e mergulhando-o em vinagre normal e aplicar livremente. Deixe descansar por 5 minutos e enxágüe com água.
3 – BANHE OS SEUS PÉS EM ÁGUA SALGADA
Os fungos odeiam sal então a gente os ataca com o sal. Use 9 g de sal para 1 litro de água. Sal de mesa normal funciona, mas o mesmo acontece com o sal de banho. É melhor se o dissolver em água morna ou quente (e que é mais confortável também).
4 – ESFREGUE AS UNHAS COM ÁGUA OXIGENADA
Basta fazer isto uma vez por semana, porque a água oxigenada pode causar danos à pele se for aplicada prolongadamente.
5 – COLOQUE ÁGUA OXIGENADA OU ÁLCOOL POR DENTRO DOS SEUS SAPATOS
Com um pano embebido em álcool etílico ou água oxigenada, limpe o interior dos seus sapatos para matar os fungos que lá existam. Deixe o seu calçado secar bem após esta operação. Seque-os ao sol.
6 – COLOQUE SPRAY DESODORIZANTE NATURAL NOS SEUS PÉS
Pode sair-lhe um pouco caro este produto, mas não se vai arrepender de o usar. Compre numa loja de produtos naturais e tente escolher um que seja bastante agradável.
7-  ALTERNAR CALÇADOS
Durante o tratamento para eliminar os fungos dos pés será necessário alternar os sapatos fechados utilizados. Para eliminar as bactérias lave-os bem e faça uso de talcos anti-séptico para pés, a fim de combater os odores e controlar a transpiração.

Receitas caseiras contra micoses nos pés e unhas

Algumas receitas baratinhas e eficientes para serem feitas em casa.

Pomada natural caseira contra micoses

Ingredientes:
  • Um punhado de alfafa;
  • 2 colher de azeite de oliva;
  • 1 dente de alho;
  • ½ cebola;
  • 1 limão.
Como fazer:
Retirar o suco do limão, cortar a cebola e amassar com o alho e a alfafa e misturar com o azeite até ficar homogêneo. Deve ser aplicada todas as noites até melhorar.

Pasta de bicarbonato de sódio

  • Você simplesmente deve preparar uma pasta de bicarbonato de sódio com água.
  • Em seguida aplique esta preparação entre os dedos ou na área dos pés afetada pelos fungos.
  • Deixe secar, enxágue e seque muito bem.
  • Aplique diariamente.

Banho de vinagre de maçã

Também o vinagre de maçã, um meio ácido, pode combatê-los de maneira eficaz. Você simplesmente pode fazer banhos enfiando seus pés dentro d’água morna com sal e vinagre de maçã ou aplicá-lo diretamente com um algodão. Outra alternativa é preparar um banho fungicida de pés com os seguintes ingredientes:
  • um litro de água morna
  • 100 cm3 de vinagre de maçã
  • 3 dentes de alho triturados
Coloque os ingredientes em uma bacia, submerja os pés e deixe-os 10 minutos. Em seguida lave e seque muito bem seus pés. As propriedades antissépticas do vinagre de maçã, somadas às do alho que inclui este banho, farão desaparecer os fungos em um abrir e piscar de olhos. Repita-o diariamente.

Banho antifungos de limão

Ingredientes:
  • dois litros de água
  • três limões
  • uma colher de sal
  • três dentes de alho
  • uma colher de alecrim seco.
Ferva por 5 minutos, e deixe que esfrie um pouco, antes de colocar os pés nela, em uma temperatura que você possa suportar. Deixe seus pés um bom tempo de molho e em seguida retire-os. Lave e seque muito bem. Esta receita possui excelentes propriedades antimicóticas, que erradicarão os fungos dos seus pés rapidamente.

Loção de iogurte

Diretamente aplique um pouco de iogurte natural entre os dedos onde tiver fungos. Deixe agir durante alguns minutos e em seguida lave e seque muito bem seus pés. faça isso diariamente até que seus fungos deixem de ser um problema. Uma dica fácil e eficiente. O que acharam?

Coloque os pés em água com água sanitária

Num recipiente coloque água morna e uma tampa de água sanitária, mergulhe os seus pés durante 30 minutos, depois seque-os bem. Repita o procedimento durante duas semanas a cada dois dias e depois uma vez por semana para evitar os fungos. A água sanitária resseca a pele por isso deverá colocar creme hidratante todas as noite, apesar disso trata-se de uma forma simples de matar os fungos e melhorar a saúde dos seus pés.

Porque acontece o ressecamento dos pés?

O ressecamento dos pés é um problema bastante incomodo. Devido ao atrito, o calcanhar e a sola dos pés acabam ficando mais grossa e áspera. E se por acaso a hidratação nesta região não vem sendo feita a situação pode agravar e levar ao aparecimento de rachaduras e até mesmo o sangramento no local.
Para solucionar esse problema existe uma solução caseira que hidrata e soluciona o problema das rachaduras nos pés. Veja a seguir, o que você irá precisar e como fazer a receita caseira para hidratar os pés ressecados.

Solução caseira para pés ressecados

  • 100 ml de água oxigenada (volume 10);
  • 100 ml de glicerina ou vaselina;
  • 10 Aspirinas (pode ser o Melhoral Adulto ou ASS);
  • 2 Colheres de um creme hidratante de sua preferência.

Como preparar o hidratante caseiro para pés ressecados

Triture as aspirinas até se tornar um pó. Em seguida acrescente a glicerina, a água oxigenada e o creme hidratante. Misture os ingredientes até que fique homogênea. Coloque em um recipiente com tampa, para que não perda o seu efeito durante o tratamento.

Como usar o creme caseiro para pés ressecados

Passe o creme hidratante caseiro em toda sola dos pés. Em seguida, enrole o pé com plástico filme e deixe agir por 30 minutos. Faça uso da receitinha diariamente. Quando os seus pés estiverem totalmente recuperados, faça uso da receita caseira a cada 15 dias para manter o resultado desejado.

Nenhum comentário

teste