-- inicio ---

Como cuidar de suculentas: Tudo o que você precisa saber!

Como cuidar de suculentas? Esta é uma das perguntas mais comuns que pessoas em processo inicial de plantio se fazem. Entenda que as suculentas são ótimas plantas para cultivar, uma vez que é muito fácil manejar e mantê-las saudáveis. Mas, como fazer isso tudo do jeito certo? Acompanhe o texto e veja como você também pode ter lindas suculentas!

Como cuidar de suculentas?

O primeiro passo para entender como cuidar de suculentas é justamente entender como a planta sobrevive. Ou seja, quais são as melhores condições que elas devem receber? Onde crescem melhor? Como deve ser feita a rega? E os adubos, quais devem ser usados? Estas e outras respostas você terá a partir de agora. Acompanhe o texto.

Sobre a rega

Para que possamos cultivar uma linda suculenta, a rega é um dos principais elementos. Ela pode ser responsável pela sobrevivência da planta no longo prazo e até mesmo pode levar a planta a ficar doente e até morrer, caso não seja feito da forma certa! Desta forma, é importante entender que este tipo de planta gosta de locais secos. Não que ela não precise de água. Mas a água precisa ser muito equilibrada e bem distribuída.

Por exemplo, se você colocar água demais em um terreno que já está bem úmido, é muito provável que isto causará problemas para a planta. Para saber se o terreno precisa de água, você poderá usar um palito e colocá-lo no barro. Caso o palito volte seco, um pouco de água pode ser colocada. Caso volte úmido, está ótimo e não precisa de mais água!
Regar corretamente é uma das formas de entender como cuidar de suculentas da forma certa. É recomendado que no verão, a planta seja regada pelo menos 1 vez por semana. E no inverno, 1 ou 2 vezes por mês está ótimo! Tome cuidado também para não colocar água nas folhas, pois isto poderá apodrece-las. Coloque água sempre e somente na terra.

Tipos de adubos

A utilização de compostos orgânicos são sempre as melhores alternativas para manter uma suculenta saudável. Utilize adubos a partir de húmus de minhoca e que contenham outros tipos de elementos orgânicos. Você também pode optar por materiais com fertilizantes e outras substâncias para deixar a sua planta ainda mais forte. Entretanto, é sempre importante tomar cuidado quando for comprar este tipo de produto.
Sempre leia atentamente cada rótulo de adubo que você adquirir. É importante entender o que contém em cada material para que desta forma, você não coloque itens proibidos ou que sejam maléficos para a suculenta. Outra recomendação, é sempre questionar ao vendedor se a utilização de determinado fertilizante ou adubo é indicado para seu tipo de planta!

Locais em que elas podem crescer saudáveis

Como cuidar de suculentas envolve muitos critérios. Já falamos das regas e dos adubos. Mas, onde seria um local muito indicado para as suculentas crescerem? Elas podem se desenvolver tranquilamente em vasos como podem se desenvolver em terrenos abertos, como jardins em residências. Os cuidados são muito semelhantes de lugar para lugar, visto que a planta é muito forte e não precisa de muitos cuidados extras.
No entanto, há algo muito importante que vai fazer a sua suculenta se desenvolver ou não: o sol! Sim, o sol é um fator indispensável para que uma suculenta cresça saudável. Por isso, sempre procure locais que sejam arejados e que recebam o sol com intensidade em pelo menos um período do dia. É claro que o exagero também não é indicado (sol o dia inteiro). Mas esta planta apenas sobrevive com os raios ultravioleta penetrando em suas folhas.
Se você morar em apartamento, poderá colocar a sua planta onde desejar, desde que ela tome banhos de sol durante o dia. Caso você queira manter a planta em locais mais fechados, como escritórios por exemplo, nunca faça isso sem que a planta fique completamente impedida dos raios de sol. Caso contrário, ela poderá morrer em poucos dias.
Boa sorte no cultivo!

Nenhum comentário

teste