-- inicio ---

Como Tirar Gordura de Tecido – Caiu Óleo na Roupa, O Que Fazer?

Como Tirar Gordura de Tecido

Nada mais desagradável do que perceber uma mancha de gordura na roupa ou ainda pior, um tecido especial, de cortina, da decoração e que manchou durante a confecção, o que aconteceu por aqui após mandar a máquina de costura para revisão e ela voltou pingando óleo.
Pois é, tanto faz o óleo, pode ser óleo de máquina, óleo de algum alimento de comeu, óleo de fritura ou preparo de algum alimento, etc, ele vai marcar o tecido de forma que uma lavagem simples não resolve.
São várias as formas de lavagem para tirar gordura de tecido, a mais comum é com detergente, quando vamos lavar a peça inteira. Já quando não temos intenção de lavar todo o tecido e de emergência precisamos salvar uma peça de gordura, a dica é colocar talco, ele absorve a gordura e facilita o trabalho.

Como tirar gordura de tecido

Com detergente

O detergente neutro é uma ótima opção quando vamos lavar uma roupa e percebemos uma mancha de gordura como na gravata do marido ou filho que foi almoçar no trabalho e deixou cair gordura na peça ou o vestido, saia, calça ou blusa com rodas de gordura após preparar uma receita de culinária sem usar avental!
Neste caso, o detergente deve ser colocado direto na mancha de gordura, em seguida dar uma leve esfregada no local com os dedos e continuar a lavagem da peça normalmente.
Caso a mancha de gordura seja persistente, repita a operação até limpar.

Com Vinagre

O uso do vinagre é indicado para peças de roupas que não pretendemos lavar com água e sim fazer uma lavagem à seco.
Neste caso, o indicado é usar o detergente na mancha, dar uma friccionada com as pontas dos dedos e repassar ou enxaguar o local com vinagre branco, secando em seguida com um pano limpo levemente umedecido com água.

Com Talco

A orientação de usar talco, amido de milho ou giz é no caso em que acabou de cair gordura na roupa, o talco vai absorver rapidamente o excesso de gordura.
O procedimento é usar papel manteiga ou papel absorvente embaixo do tecido, colocar o talco, amido ou ainda passar o giz, cobrir com outra folha de papel toalha e pressionar levemente para o talco e o papel toalha ou manteiga absorver a gordura.
Lavar em seguida com detergente a seco ou com água.

Com água e limão

A água com limão ajuda dissolver a gordura assim que ela cai e é uma forma de limpar o tecido engordurado.

Com removedor e detergente

Para as manchas de óleo mais resistentes, usar removedor e detergente no local, friccionar de leve e finalizar a limpeza com água e vinagre quando a lavagem for à seco.

Não fazer

Não passar a ferro mancha que fica quase que impossível de limpar depois.
Não usar água quente.

Nenhum comentário

teste