-- inicio ---

Cortina com Babados na Barra Como Fazer e Dicas de Modelos e Tecido

Cortina com Babados na Barra

A cortina com babados é romântica, delicada, linda, fica bem em cortinas menores especialmente as que cobrem a janela de um ambiente aconchegante ou decorar quartos de adultos e crianças com os mais variados tecidos, cores e combinações.
O babado dá charme na cortina e pode ser duplo e na barra da cortina mais curta como mostra a foto, pode ser colocado nas laterais e bordas da cortina ou em toda a cortina, ou ainda na parte superior. O babado pode ser fino, mais largo, todos da mesma largura ou com tamanho variados.
Ele pode ser da mesma cor do tecido de fundo, pode ser estampado ou sobre tom, importando apenas que se harmonize com a decoração e o ambiente. O tecido ideal para fazer cortina com babados é o voal ou tecido fino dando caimento perfeito ao babado.

Como fazer cortina com babados

O babado pode ser com pregas, reto, mas o babado franzido como mostra a foto acima é o mais bonito e delicado. Para fazer um babado encorpado é preciso ter duas vezes a medida da largura da cortina, se preferir um babado mais leve use uma medida e meia.
O babado da foto fiz a parte de baixo mais larga (28 cm já com bainha) e com uma medida e meia de tecido.
A parte de cima ficou mais encorpada com duas medidas da largura da cortina e mais fina (22cm antes de costurar a bainha e 19 cm da largura do babado pronto).
Para cortina com metade dela em babados ou a cortina com babados todinha nela a dica é fazer todos os babados do mesmo tamanho e sobrepor cada um deles, pregar um no final do anterior até finalizar a cortina.

Como fazer o babado

Cortar o tecido na largura do babado desejado e na largura dobrada da largura da cortina, emendar com costura inglesa ou francesa para não deixar o tecido desfiando e passar duas costurar com um espaço de + ou – 1 cm entre elas e com o ponto reto mais largo ou máximo da máquina de costura e sem deixar quebrar ou separar os fios, costurar do início ao fim sem interromper a linha.

Como franzir os babados

Depois de feita as costurar lado a lado e espaçadas, juntar os dois fios de baixo da costura e puxar delicadamente as linhas franzindo o babado.
Algumas máquinas de costura já deixam o tecido um pouco franzido apenas de passar a costura reta no ponto largo, depois é só acertar o tamanho desejado.

Franzido perfeito e no tamanho desejado

Uma dica boa é colocar o babado sobre a cortina e medir o tanto de tecido que é preciso franzir para chegar no tamanho da cortina de fundo, medindo o fio que está sobrando antes de franzir, e calcular o tanto de linha que deve ficar em cada lateral.
A medida da linha é o tanto que deve ser franzido divido por dois, metade de cada lado.
É muito importante dosar o franzido de forma igual para que não fique mais franzido de um lado do que de outro dando defeito no babado.
Alfinetar o babado pronto, alinhavar respeitando o espaço que desejar entre a cortina e o primeiro babado, podendo terminar juntos ou deixar a medida da bainha.
Passar a costura reta pregando o babado na cortina e continuar costurando quantos babados desejar.
Cortar os fios de linhas que sobraram.
Lavar e passar a cortina.

Nenhum comentário

teste