-- inicio ---

Como Controlar Asma e Bronquite Dieta, Tratamento e Hábitos Saudáveis

Como Controlar Asma e Bronquite

Separamos algumas orientações de como controlar asma e bronquite, doenças respiratórias que atacam os brônquios dificultando a respiração, causando falta de ar, chiado, tosse além de outros sintomas.
Doença sem cura, podemos controlar asma e bronquite ou suas crises com alguns cuidados na alimentação, com hábitos saudáveis e tratamento sempre com orientação médica.
A asma é uma crise alérgica causada por poeira, mofo, pólen, mudança de tempo, cheiro forte, causas emocionais, cigarro, pelos, resfriado, gripe que leva ao estreitamento das vias respiratórias causando chiado e dificuldade de respirar.
A bronquite também causada por agentes alergênicos ou por vírus e bactéria, leva a inflamação dos brônquios e a formação de secreção, falta de ar e chiado.

Como controlar asma e bronquite na crise

Remédios com ação rápida como bronqueolíticos, inalação, bombinha e profiláticos são os medicamentos usados nas crises da asma e bronquite. Diferente do e muita gente pensa, a bombinha é uma aliada nas crises da asma e da bronquite, onde é inalado a dose certa da medicação.
Buscar orientação médica é muito importante, principalmente na crise grave de asma onde os sintomas são pele azulada, respiração artificial e silenciosa, confusão menta e queda da pressão.

Exames para controlar asma e bronquite

Descobrir o agente causador da crise alérgica é feito um teste de alergia.
Após descobrir os fatores ambientais que causam alergia é feito o tratamento de prevenção.
Um exame chamado espirometria que mede o estreitamento dos brônquios ao soprar o aparelho é feito em crianças a partir dos seis anos de idade.
O controle da crise e a prevenção são os tratamentos da asma e da bronquite.

Exercícios físicos

Após controlar a crise asmática, os exercícios como natação, caminhada, esporte, enfim, qualquer atividade física vai ajudar na prevenção e controle das crises.
Estudos feitos na FMUSP, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo mostrou que 30 minutos de exercícios duas vezes na semana ajudam diminuir os sintomas da asma e aumenta a resistência aos poluentes causadores da asma.

Dieta saudável

Dieta rica em frutas, verduras, legumes, peixes, o ômega 3 e substâncias antioxidantes dos vegetais ajudam a prevenir a crise asmática e brônquica afirma estudo feito em Portugal.
A orientação é evitar o excesso de açúcar, sal, gordura, frituras, refrigerantes e alimentos processados.
Ingerir vitamina C ajuda prevenir gripes, resfriados e consequentemente as crises de asma e bronquite.
Estudos feitos no Hospital Universitário Lausanne na Suíça, mostraram que as fibras na alimentação fortalecem a flora intestinal melhorando o sistema imunológico e reduzindo a inflamação das vias aéreas e do corpo em geral.

Cigarro

O fumo é uma das grandes causas de problemas respiratórios, devendo ser abolido para melhorar a saúde pulmonar evitando a asma e a bronquite.

Combate a poeira e mofo

Manter a casa bem limpa, livre de poeira, mofo, ácaros e sujeiras ajudam a prevenir e controlar asma e bronquite. Aspirar tudo, evitar cortinas, tapetes com pelos, bichos de pelúcia.

Emagrecer

Manter o cuidado com o controle do peso é importante. O excesso de gordura atrapalha a ação da leptina, hormônio que dilata as vias aéreas e também controla o apetite.

Remédios caseiros para controlar asma e bronquite

Desde os tempos das nossas avós e bisavós, os chás, xaropes e inalação com ervas são aliados no tratamento de doenças respiratórias.
Inalação com folhas secas de eucalipto ou óleo de eucalipto.
Beber chá de folhas de urtiga, chá de verbasco, chá de raiz forte, guaco, limão alho, abacaxi, mel de abelhas, entre outras ervas e vegetais são aliados no controle da crise de asma e bronquite.

Nenhum comentário

teste