-- inicio ---

Como Fazer Cortina com Varão Duplo – Dicas de Cortina Dupla e Tecidos

Como Fazer Cortina com varão Duplo 

A cortina dá o acabamento final na decoração da casa, ela é muito importante para vedar a luz quando queremos, para diminuir o som de fora, para dar privacidade e pode ser de materiais diferentes como cortina de tecido a mais comum ou persianas, tela de tecido grosso, enfim variedades de cortinas todas muito funcionais.
Hoje vamos falar da cortina com varão duplo, aquela cortina com forro ou um tecido mais fino e um tecido mais grosso para dar um ar sofisticado ao ambiente e para funcionar para situações diferentes.

A cortina pode ser ainda com varão triplo, quando o suporte tem três varões que vai segurar em cada um deles três cortinas ou duas cortinas e um bandô decorativo de tecido sobre as duas cortinas que vem logo abaixo.

Como fazer cortina com varão duplo

Para evitar erro a principal orientação é de que a cortina da frente tem ilhós para passar no varão e a cortina de baixo ou o forro tem argolas, que ocupam menos espaço e deixam a cortina correr normalmente.
O forro normalmente é de tecido fino e pode ser decorativa também quando puxamos a parte mais grossa da cortina para os lados prendendo nos cantos em um gancho, ou quando queremos um ambiente mais claro deixando o tecido fino como voal, por exemplo, à mostra.
O tecido para fazer cortina dupla ou cortina com varão duplo pode ser dois finos ou um fino e um grosso colocando o tecido grosso na frente ou atrás dependendo do gosto ou do que espera da cortina.
O tecido fino geralmente é o voal, transparente, leve e de boa qualidade. Já o tecido grosso pode ser shantung de seda, linho, veludo, jacquard ou outro tecido a escolha.

Como fazer acabamento

Para a cortina da frente é colocado ilhós para passar no varão. Na cortina de trás é usado argola presa na parte superior da cortina que ocupa menos espaço e não atrapalha a cortina de correr no varão.
A bainha para prender as argolas é simples de fazer, fina, com 2 a 3 cm de largura.
O jogo de varão duplo é fácil de encontrar em grandes casas de materiais para construção na seção de decoração e já vem com suportes, ponteiras, varão mais grosso para a cortina frontal e mais fino para o forro.
O varão duplo pode ser de metal, de madeira ou de plástico pintado.

Nenhum comentário

teste