-- inicio ---

Diferença entre Asma e Bronquite Sintomas, Causa Tratamento da Doença

Diferença entre Asma e Bronquite 

O que é bronquite? E asma? Quais são os sintomas da doença respiratória e as causas? Doença que acomete crianças, jovens e adultos e que muitas vezes são confundidas uma com a outra. Qual a diferença entre asma e bronquite?

Diferença entre Asma e Bronquite


O que é bronquite

Bronquite é uma inflamação dos brônquios, caminho feito pelo ar que respiramos até o pulmão.
A crise de bronquite acontece quando os cílios encontrados no interior dos brônquios deixam de eliminar o muco existente nas vias respiratórias, causando acúmulo de secreção, levando à inflamação e contração causando entre outros sintomas a tosse.

Causa da bronquite

A bronquite pode ser causada por vírus, bactéria ou contato com substâncias que irritam as vias respiratórias, uma inflamação das vias respiratórias superiores curta com tosse contínua mais de três vezes ao ano na maioria das vezes no inverno.
A bronquite pode ser crônica ou aguda, dependendo da duração. Na bronquite aguda a duração da crise é de 7 a 15 dias, já na bronquite crônica a crise é duradoura piorando pela manhã e acontecem por mais de três meses em no mínimo dois anos seguidos.
Na bronquite a tosse é contínua com formação de muco, uma tosse úmida com muito catarro e secreção além da falta de ar e chiado.

Tratamento da bronquite

  • Dieta saudável rica em frutas, legumes e verduras.
  • Beber bastante água.
  • Inalação e banho com vapor favorece a expectoração.
  • Remédios caseiros com mel
  • Descobrir a causa da doença e evitar o contato.
  • Procurar orientação médica em crises.

O que é asma

A asma acontece quando existe um estreitamento das vias respiratórias causada por estímulos como poeira, mofo, pelo, cigarro, perfume, frio intenso, ar gelado, resfriado, gripe, exercício intenso e emoções como choro ou alegria.

Sintomas da asma

Os sintomas da asma são falta de ar, chiado, fechamento dos brônquios e tosse.
O estreitamento dos brônquios causa o chiado ou sibilo tão comum na crise de asma, que surge e desaparece, trata-se de uma crise alérgica com falta de ar, temperatura corporal com mais de 37°C e coração acelerado com mais de 110 batimentos cardíacos por minuto, tosse crônica e dificuldade de respiração principalmente pela manhã e à noite.

Crise grave de asma

Na crise grave de asma os sintomas são respiração superficial e silenciosa, pele azulada, queda de pressão arterial e frequência cardíaca e confusão mental. Neste caso a orientação de médico especialista no caso é buscar ajuda médica o mais rápido possível.

Principais causas da asma

Os principais gatilhos da asma são mudança de tempo, frio intenso ou ar frio, contato com cigarro como fumante ativo ou passivo, perfume, gripe ou resfriado, mofo, pelo, poeira, exercício intenso, emoções como choro ou alegria.

Como reconhecer a asma

Além da temperatura maior do que 37°C e o coração com mais de 110 batimentos cardíacos, não conseguir ler uma frase com uma expiração de ar é outro sintoma.

Tratamento da asma

Buscar orientação médica é a primeira atitude.
O tratamento contra a asma para controle e prevenção.

Nenhum comentário

teste